O Paraná alcançou um resultado notável no World Cheese Awards 2025, o maior concurso de queijos do mundo, realizado entre 13 e 15 de novembro em Berna, na Suíça. Os produtos desenvolvidos no Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação, em Toledo, conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze, destacando-se entre mais de 5 mil concorrentes de mais de 50 países.
Entre os queijos premiados, o Abaporu garantiu uma medalha de prata. Este queijo de massa mole, casca lavada e maturação superior a 30 dias, que já havia conquistado ouro no Mondial du Fromage na França em setembro, é conhecido por sua complexa mistura de sabores adocicados com toques de baunilha, caramelo e especiarias. Outra prata foi para o queijo tipo Saint Marcellin, inspirado em sabores franceses e reconhecido por sua textura macia e cremosa. O inédito Garoa Tropical completou a premiação com a medalha de bronze, graças à sua característica única de incorporar enzimas cítricas para coagulação, conferindo um sabor e textura exclusivos.
O resultado consolida um projeto de seis anos do Biopark, que visa transformar o leite de pequenos e médios produtores em queijos de alto valor agregado, acumulando 72 premiações nacionais e internacionais. O projeto é fruto de uma colaboração estratégica entre diversas entidades, como Biopark, IDR-PR, Sebrae/PR e Sistema Faep/Senar, focada na inovação, qualificação técnica e diferenciação da produção leiteira paranaense, que é a segunda maior do país.
Informações do GMC Online




