O medicamento Mounjaro (tirzepatida), amplamente utilizado no tratamento da obesidade, demonstrou atuar de maneiras que vão além da influência sobre os hormônios da saciedade, com um novo estudo indicando efeitos diretos no cérebro. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicaram na revista Nature Medicine uma pesquisa que sugere a ação da tirzepatida na região do núcleo accumbens, área cerebral ligada ao sistema de recompensa, motivação e vício.
O estudo preliminar envolveu três pacientes com obesidade severa e compulsão alimentar, todos com um neuroestimulador implantado no núcleo accumbens para registrar a atividade elétrica associada à vontade de comer. Em uma das pacientes que estava em tratamento com a tirzepatida, os pesquisadores observaram que o medicamento alterava o padrão de atividade elétrica no órgão.
A paciente relatou sentir menos “fissura” por comida e uma diminuição do que é chamado de “barulho alimentar” — o ruído mental que leva o indivíduo a pensar constantemente em se alimentar. No entanto, o estudo notou que o cérebro da paciente demonstrou um sinal de adaptação ao medicamento pouco tempo depois.
Informações do GMC Online




