Rio Bom é o município com melhor índice de vacinação contra a Influenza entre os 17 municípios atendidos pela 16ª Regional de Saúde de Apucarana. De acordo com a última atualização, o município já imunizou 63% dos grupos prioritários, enquanto a média regional está abaixo de 50%.
Na sequência aparecem outros municípios de pequeno porte, como Borrazópolis, com 56%; Novo Itacolomi, com 54%; e Marumbi, com 52%. Entre os maiores municípios da região, Apucarana registra 40% de cobertura vacinal e Arapongas, 38%.
Para o prefeito Moisés José de Andrade, o bom resultado é reflexo do trabalho constante realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação do secretário José de Andrade, com ações de incentivo e busca ativa da população.
“Aqui em Rio Bom nós mantemos uma campanha permanente de vacinação, tanto na cidade como nas comunidades rurais”, destacou o prefeito, ressaltando também o importante trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde.
Segundo Moisés Andrade, o porte do município e a proximidade entre os moradores contribuem para localizar pessoas que ainda não se vacinaram, permitindo que a equipe de saúde reforce a orientação e o estímulo à imunização. A divulgação permanente das campanhas de vacinação também tem colaborado para o bom desempenho.
Um dos exemplos é o Grupo 60+, formado por cerca de 100 pessoas que participam semanalmente de atividades físicas acompanhadas por professor de Educação Física. Todos os integrantes do grupo já foram imunizados contra a Influenza.
Em Rio Bom, a vacinação contra a gripe, assim como as demais vacinas, está concentrada na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na Avenida Paraná.




