“O presidente cobra transparência do executivo, mas não está tendo na própria câmara” afirma vereador em Kaloré

 “O presidente cobra transparência do executivo, mas não está tendo na própria câmara” afirma vereador em Kaloré

Em Kaloré a câmara de vereadores começou o ano de 2021 em meio a polêmicas, onde no mês de abril, o atual presidente convocou uma sessão extraordinária pra discutir comportamentos de um dos  parlamentares e a possibilidade de ser aberto uma advertência, após discussões que teria ocorrido dentro da própria casa de leis, relembre a matéria e a situação (CLIQUE AQUI).

Nesta semana o detalhe que chamou a atenção, foram as afirmações de três vereadores que também reclamaram do comportamento do presidente do legislativo, vereador Júnior Sanches (MDB), sobre não ter avisado a comissão de saúde e assistência social da câmara, de uma reunião com as equipes que estão na linha de frente do enfrentamento a Covid-19 (comitê), para debater os assuntos relacionados no município e outras estratégias.

Vale ressaltar que todas as sessões, vem sendo transmitidas na página de um comerciante do município, Antonio Martins, na qual tem feito questão de divulgar na íntegra pelas redes sociais o trabalho do legislativo local. Em sua fala o vereador Josielton Macari afirmou não ter gostado da atitude do presidente em ter participado da reunião da saúde, sem comunicar a própria comissão que existe na câmara. “Queria me dirigir ao senhor presidente que nós trabalhamos nessa casa em união e precisamos somar, por isso peço ao senhor que seja mais transparente e nos comunique nas demais situações como essa” disse Josielton.

Ainda durante a sessão, outro parlamentar, Moacir Fuzeti, também afirmou não ter gostado da situação. “Assim como o presidente pede mais transparência ao executivo, gostaríamos que também fosse mais transparente com seus próprios companheiros desta casa de leis.  Não deixe, ficarmos sabendo dos fatos pelas redes sociais” afirmou Moacir.

O presidente da comissão de saúde que integra a câmara, Silvio Martins o “Lambari” também reforçou não concordar com a atitude e destacou em plenário: “Fiquei sabendo desta reunião em meio a rede social, é importante ressaltar que, se não for pra comunicar as comissões responsáveis pelas matérias, então não precisa de comissão nesta casa de leis” disse Lambari.

Martins disse que também conversou pessoalmente com secretários municipais, na qual se apresentou como presidente das respectivas comissões, pedindo parceria e respeito. “Nós não estamos aqui pra atrapalhar e sim somar com as ações seja pela câmara ou em demais áreas da nossa cidade” frisou. Conforme “Lambari” a primeira reunião da formação deste comitê já havia acontecido há 21 dias e nenhum parlamentar havia sido comunicado. É nosso direito e foi por isso, que a população confiou e depositou o voto em nossa pessoa, para fiscalizar e cumprir com todas as questões” finalizou Lambari.

RESPOSTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA – Durante a sessão o atual presidente Júnior Sanches, respondeu os parlamentares sobre todas as indagações (Vejam em anexo o vídeo na íntegra) e justificou os motivos da situação. Sanches disse ser válido o questionamento de Josielton, e explanou o que havia acontecido.

“A secretaria de saúde, havia me ligado, pra que fosse indicado um representante do legislativo na reunião desta comissão, mas eu preferi “ir eu” haja visto, que também havia essa possibilidade. Também foi convidado membros de outras entidades, a exemplo de igrejas” frisou o presidente.

“Se os parlamentares Moacir e Silvio, ficaram sabendo de alguma coisa que eu não falei ou por meio de redes sociais, eu não estou sabendo, até por que, fizemos uma reunião pra conversar sobre possíveis estratégias” completou.

“Não foi decidido nada nessa reunião. O vereador Silvio Martins não ficou sabendo, pois estava afastado, pois o prefeito visitou a nossa casa de leis, sentou aqui e eu aproveitei o momento que o gestor estava aqui, conversando sobre a reunião, falei pra todos os parlamentares, que tudo o que fosse debatido na reunião de comissão do Covid-19, eu passaria a todos com transparência, como estou fazendo” disse.

“Então, tudo o que houver lá, como tudo o que encaminho no grupo, a exemplo de horários de reunião, audiência pública, os vereadores desta casa de leis que não se fazem presentes, então eu prefiro que “eu vá” a reunião, não estou generalizando, mas as atas das reuniões das audiências estão aqui, pra todos terem acesso de tudo que ocorrer nas reuniões do Covid-19 e eu estarei passando a todos os vereadores” disse Sanches. “Caso, mas alguém queira participar, podemos avaliar a possibilidade de ter mais pessoas, mas não foi decidido nada nessa primeira reunião do Covid-19, deixo claro e em aberto” finalizou o parlamentar.

VEJAM O VÍDEO NA ÍNTEGRA SOBRE O MOMENTO DAS COBRANÇAS NA SESSÃO

OUTROS ASSUNTOS DEBATIDOS NA SESSÃO 

SILVIO MARTINS – Durante a sessão, o vereador “Lambari” fez uma indicação para que seja realizado a contratação de um médico pediatra no município de Kaloré. Também agradeceu aos profissionais da saúde pelo atendimento e atenção no período que acabou sendo positivado a Covid-19. Comentou ainda sobre a reforma do ginásio de esportes que deve iniciar nas próximas semanas, e as melhorias na qual devem ser realizadas no “Meu campinho”. Lambari também lamentou a demora na construção dos redutores de velocidade nas duas entradas do município e afirmou que a situação está virando “Novela”.

JOSIELTON MACARI – O Vereador Josielton, cobrou ações na área social, principalmente por conta do período de inverno e por conhecer de perto a realidade e atenção na qual merece o setor, haja visto pelos anos que trabalhou na área. Cobrou ainda que a gestão realize melhorias em trechos em diversas estradas rurais, reconhecendo ainda o trabalho na qual está sendo desenvolvido.

GERALDO MAZUCATO – Em sua fala, o parlamentar reconheceu as ações na qual estão sendo desenvolvidas na gestão, comentou sobre as reclamações da falta de água no distrito de Jussiara e explanou também sobre os diversos questionamentos de moradores sobre a situação da estrada que liga o distrito a Kaloré. Segundo “Mazucato” é uma situação antiga, que a prefeitura nesses primeiros meses está tentando resolver.

JÚNIOR SANCHES – O presidente comentou sobre as ações desenvolvidas na última semana e afirmou ter se reunido recentemente com o Deputado Estadual Anibeli, ao lado do presidente municipal do MDB, Décio Bochio, em busca de ações e recursos ao município. ,

MOACIR FUZETI – Em sua fala, o vereador contestou as indagações de “Mazucato” com relação a estrada de Jussiara e afirmou que não tem  mesma visão do parlamentar sobre a situação. Em seu discurso, Fuzeti afirmou não ser político de carreira, relembrou de cobranças, dizendo ter memória boa e está acompanhando conforme a gestão está executando. “O trabalho desta nova gestão precisa acelerar, sabemos e reconhecemos o que está sendo desenvolvido, porém vem no ritmo que eu já imaginava, é preciso ter mais rapidez, e agilizar tudo isso, conforme já estávamos acostumados nos últimos anos” frisou Fuzeti. Ele ainda lembrou que a gestão não precisa ter pressa, mas não pode ser tão devagar como está ocorrendo e finalizou cobrando sobre um buraco existente na avenida, que segundo o parlamentar, o problema do “buraco” ocorre desde o começo do ano sendo necessário arrumar esse provisório permanente.

Os demais vereadores também fizeram cobranças, elogios e outras argumentações que podem ser conferidas na íntegra do vídeo em anexo nessa reportagem do Jornal Repórter do Vale ou CLIQUE AQUI pra acompanhar a reunião.

Outras notícias