Com 40 anos de trajetória, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou no Teatro Calil Haddad na noite desta quarta-feira, 15, com entrada gratuita, dentro da programação do Festival de Música de Maringá. Com ingressos esgotados, o público que lotou o teatro se emocionou.
O concerto, que integrou a agenda estadual da orquestra, celebrou os grandes mestres do período clássico, como conta o maestro Alexandre Brasolim.
- Repertório: Foram escolhidos quatro compositores importantes do início da música sinfônica: Händel, Haydn, Mozart e Beethoven. O maestro destacou que Haydn foi professor de Mozart e Beethoven, e que a base da estrutura da música sinfônica criada por Haydn pode ser percebida nas obras dos demais.
O maestro Brasolim destacou a importância de levar a música sinfônica a diferentes regiões para democratizar o acesso à cultura e estimular novos talentos.
- Ele acredita que os concertos despertam vocações, citando seu próprio exemplo: “Sou de uma família de músicos e foi assistindo a uma apresentação no interior que decidi seguir esse caminho”.
O público expressou grande emoção com a apresentação:
- Ângela Maria Lima Carvalho (aposentada, moradora de Maringá) se emocionou, comparando a execução dos músicos com “anjos”.
- Cleidiane Pereira (servidora pública, 43 anos) assistiu a uma orquestra pela primeira vez e descreveu a experiência como “emocionante, parece que a gente está vivendo a cena, vivendo a música”.
- Ludmila Machado (servidora pública de Paranavaí) veio com uma turma de alunos e achou a apresentação “fantástica” e superou as expectativas.
- Joaquim Perini (10 anos, filho de Ludmila), que gosta de rap, descobriu gostar também de música clássica, afirmando que a apresentação “retratou bem o que eu queria ver”.




