A Prefeitura de Faxinal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu um grande Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. O evento foi realizado nesta segunda-feira (7), às 15h, na Avenida Brasil, reunindo centenas de estudantes, professores, integrantes de fanfarras, servidores públicos, famílias e representantes da comunidade.
Com o tema “Educação que Transforma, Cidadania que Inspira”, o desfile contou com a participação de escolas municipais e estaduais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), entidades e diferentes segmentos da sociedade.
A solenidade contou com a presença do prefeito Hermes Santa Rosa, da primeira-dama e secretária municipal de Promoção Social, Selma Costa Santa Rosa, do vice-prefeito Rubens Kaplun, da secretária municipal de Educação, Angela Vanessa Tarosso Scaff, secretários municipais, vereadores, além de representantes das Polícias Militar e Civil. Um dos pontos altos da programação foi a participação das escolas e das fanfarras, que levaram música e animação para o percurso e encantaram o público que acompanhou o desfile.
Participaram a Fanfarra Sementes do Futuro, Fanfarra da Melhor Idade, Fanfarra Guardiões da Paz Mirim, Fanfagro – Fanfarra do Agro de Faxinalzinho e Fanfarra Rubens José Alípio, além do grupo de cavaleiros e amazonas.
O prefeito Hermes Santa Rosa destacou a importância da realização do momento cívico e agradeceu a participação das escolas, entidades, famílias, estudantes, professores e todos os envolvidos na organização.
“É um momento muito especial para Faxinal. Ver nossas escolas, estudantes, professores, famílias e toda a comunidade participando demonstra o quanto valorizamos a educação, o civismo e a nossa história. Quero agradecer a todos que se dedicaram para que esse desfile acontecesse e proporcionasse esse grande momento de união para o nosso município.”, destacou o prefeito.
Participação das escolas
O desfile também contou com a participação das escolas: Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac, Colégio Érico Veríssimo, Colégio Estadual do Campo Fernando Sontag, Escola Municipal do Campo Epitácio Pessoa, CMEI Ione Sontag Kaplun, Polo UAB, Colégio Estadual Professora Maria Muziou Jaroskievicz, Escola Estadual Professor Augusto Bahls, Escola Municipal Tancredo Neves, Escola Municipal Cecília Meireles, Escola Municipal Cenira Gamarros de Queiroz e Escola Municipal Professora Elza Davantel Cabral.
Também participaram o Lar São Vicente de Paulo, Lar Pastor Luiz Santiago, Grupo da Melhor Idade, CMEI Professora Sandra Mara Ribeiro, CMEI Nossa Senhora de Fátima, CMEI Professora Maria Zenilda Ribeiro, CMEI Vila Nova, CMEI Alair Lourdes Fernandes, CMEI Santo Anjo e Escola Municipal Rural Marechal Rondon.
A programação reuniu diferentes gerações e reforçou o espírito de cidadania e pertencimento da comunidade faxinalense.
O Desfile Cívico da Semana da Pátria encerrou uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Educação ao longo dos dias que antecederam o 7 de Setembro, fortalecendo os valores de cidadania, respeito à história e participação comunitária.




