Arapongas vai receber a Grita Companhia de Palhaças nesta segunda-feira, 22, dentro da programação do 10º Festival de Todas as Artes de Arapongas (Festar) – Tangará em Cena, uma promoção é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos (Secle).
As atividades começam às 14h com a contação “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração”, evento dirigido para alunos das escolas públicas, que será no Espaço Cultural G1 Toca das Maritacas, na Estação Cultural Milene (Rua Jandaia s/ nº). No palco, a palhaça Adelaide (Juliana Galante) promete divertir a criançada com três histórias que falam sobre a importância da liberdade, do respeito às diferenças, do amor-próprio e da empatia. O espetáculo narra o nascimento da chuva, do sol e do arco-íris, de forma leve e sensível, dentro do universo de cada pessoa. Ingressos pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/contacao-de-historia-historia-sem-pe-e-sem-cabeca-mas-com-coracao-grita-cia-de-palhacas/3072585
Às 18h, serão duas oficinas gratuitas: “Palhaçaria na infância – brincando de rir com o outro”, na Escola Municipal de Artes Nitis Jacon (EMA, Rua Rouxinol, nº 571); e a vivência “Sensibilização do Riso”, destinada às mulheres com mais de 16 anos, no G1 Toca das Maritacas.
A proposta é criar espaços onde elas possam se expressar e promover trocas. Para esta oficina, é necessário fazer a inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-palhacaria-grita-cia-de-palhacas/3072595.
MULTIDANÇARINAS
Já no dia 02 de outubro (quinta-feira), a Grita Cia de Palhaças retorna a Arapongas com “As Multidançarinas”, às 20h no Cine Teatro Mauá (Rua Uirapuru, nº 55). Nesta montagem, as palhaças Adelaide, Cora e Frida – sem dizer uma palavra – transformam a dança em pura comicidade. Com coreografias que misturam gingado e trapalhadas, o trio mostra que dançar é para todas as pessoas, independentemente do estilo. O elenco é formado por Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, com direção de Gerson Bernardes e consultoria em dança de Cláudio de Souza. Ingressos em https://www.sympla.com.br/evento/multidancarinas-grita-cia-de-palhacas/3072931.
GRITA CIRCULA
Essas apresentações fazem parte do Grita Circula, projeto que contempla ações em dez municípios paranaenses: Tamarana, Marilândia do Sul, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Sertanópolis, Ibiporã, Assaí e São Jerônimo da Serra. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
GRITA
Formada pelas atrizes Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, a Grita Cia de Palhaças nasceu a partir de pesquisas em palhaçaria feita por mulheres. O trabalho sugere reflexões feministas e políticas de forma subjetiva e lúdica que abordam o especismo, a liberdade, o enfrentamento ao patriarcado, o cuidado com a saúde mental infanto-juvenil e o empoderamento feminino.
SERVIÇO
Agenda do Projeto Grita Circula em Arapongas:
Segunda-feira, 22
Espetáculo “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração”
Horário: 14h
Onde: G1 Toca das Maritacas (Rua Jandaia, s/ nº)
Oficinas:
– “Palhaçaria na infância – brincando de rir com o outro”
Horário: das 18h às 20h
Onde: EMA (Rua Rouxinol, nº 571)
Ingresso: gratuito
– “Sensibilização do Riso”
Horário: das 18h às 20h
Onde: G1 Toca das Maritacas
Ingresso: gratuito
Quinta-feira (02 de outubro)
Espetáculo “As Multidançarinas”
Horário: 20h
Onde: Cine Teatro Mauá (Rua Uirapuru, nº 55)
Ingresso: gratuito




