A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), recebeu, nesta terça-feira (20), uma visita institucional dedicada ao alinhamento de ações e fortalecimento do projeto “Recicla Renda – Sustentabilidade que Transforma”. Trata-se e uma iniciativa construída coletivamente no âmbito do Núcleo de Cooperação Socioambiental do Norte do Paraná, fruto de parceria ligada à Itaipu Parquetec (antigo Parque Tecnológico Itaipu – PTI), ecossistema de inovação, tecnologia e pesquisa localizado em Foz do Iguaçu. O projeto abrange 22 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR).
A reunião em Arapongas contou com a participação do professor Paulo Bassani e do assessor dele, Gabriel, que integram a equipe de Diagnóstico do Projeto Recicla Renda; do secretário da pasta, Valdecir Scarcelli; da diretora de Agricultura, Vicky Vergara, do engenheiro agrônomo Carlos Hellbel e do assessor Armando Semeão.
A visita teve como objetivo apresentar as diretrizes do diagnóstico socioambiental (quantitativo e qualitativo) que vem sendo promovido no território. Segundo a SEASPMA, o estudo visa conhecer e compreender a realidade socioambiental local, identificando os principais desafios, necessidades e potencialidades de atuação do poder público municipal e das organizações sociais.
O público-alvo prioritário engloba associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis; catadores autônomos; oganizações e cooperativas vinculadas à agricultura familiar. CAPACITAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA
As informações coletadas no diagnóstico servirão de base para futuras ações de capacitação, fortalecimento institucional e aprimoramento das iniciativas locais.
Entre as principais metas previstas pelo projeto no plano de fortalecimento e integração das cooperativas da região estão: cursos de capacitação (oferta de cursos em pacote Office e cooperativismo para treinar centenas de trabalhadores); capacitação em estrutura organizacional: treinamento focado no aprimoramento da gestão e planejamento estratégico das entidades; sistemas e redes de cooperação (desenvolvimento de sistema integrado de comunicação entre cooperativas e estimulação da troca de experiências e boas práticas); Planos de Fortalecimento Institucional (elaboração de propostas personalizadas para o desenvolvimento sustentável das cooperativas atendidas).
Segundo Scarcelli, a integração entre o poder público municipal, a agricultura familiar e os agentes da reciclagem é um pilar fundamental para promover o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a geração de emprego e renda na região.
SEASPMA recebe visita de representantes do projeto “Recicla Renda – Sustentabilidade que Transforma”
Objetivo é promover diagnóstico e fortalecimento socioambiental de iniciativa coletiva




