A nova mobilização dá sequência ao mutirão realizado durante o feriado prolongado de Corpus Christi, quando mais de 710 doses foram aplicadas em três pontos estratégicos da cidade: Parque Jaboti, Praça 28 de Janeiro e Parque Temático da Rua Rio dos Patos, no Núcleo João Paulo.
O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância da participação da comunidade e reforçou o apelo para que mais pessoas procurem a vacinação. “O mutirão teve uma participação muito positiva da comunidade, mas nós precisamos ampliar ainda mais a cobertura vacinal da população. A vacinação contra a gripe, no período de maior circulação dos vírus, contribui para reduzir internações, complicações graves e óbitos. Por isso, eu insisto para que os apucaranenses procurem as UBSs e imunizem-se”, afirmou o prefeito.
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população à imunização e ampliar a cobertura vacinal contra a influenza, especialmente entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
De acordo com dados da AMS, Apucarana alcançou até o momento 40% de cobertura vacinal do público-alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários.
O coordenador do Setor de Epidemiologia da AMS, Luciano Simplício, ressalta que a vacina continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município que possuem sala de vacinação. “Neste momento, estão sendo imunizados os grupos prioritários: crianças de 6 meses a adolescentes de 17 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, integrantes das forças de segurança, caminhoneiros e pessoas com comorbidades ou doenças crônicas”, explicou.
A Autarquia Municipal de Saúde orienta que pais ou responsáveis levem a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes, além de um documento de identificação. A medida facilita a conferência do histórico vacinal e contribui para um atendimento mais ágil e seguro.




