Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul faz alerta sobre vírus da raiva em morcegos

 Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul faz alerta sobre vírus da raiva em morcegos

A vigilância Sanitária faz um alerta aos moradores de Marilândia do Sul e região, já que recentemente foram diagnosticados dois casos do vírus da raiva em morcegos na 16º Regional de Apucarana. Na cidade, ainda não foram
encontrados animais contaminados, mas a situação exige atenção.

Os morcegos são passíveis de adquirir e transmitir várias enfermidades, sendo que a mais preocupante é a Raiva, uma doença viral, aguda e letal. A doença pode ser transmitida pela saliva de um animal infectado, através da mordedura, lambedura ou arranhadura.

A incapacidade de vôo é o primeiro sintoma observado nos morcegos raivosos, por tanto ao encontrar um morcego, com ou sem vida, voando em horário não habitual, ou seja, durante o dia) jamais se deve tocar sem proteção das mãos, ou deixar que animais de estimação e pessoas se aproximem.

A indicação é isolar o animal e comunicar o serviço de saúde para remoção e encaminhamento para diagnóstico da raiva, pois todas as espécies mordem e podem estar infectadas com o vírus. Em caso de contato direto com morcego, isto é, se o morador for mordido, arranhado ou lambido pelo morcego, deve-se procurar imediatamente orientação médica.

 

Informações do Blog do Berimbau

Outras notícias