Vendaval que abalou Borrazópolis completa 30 anos neste domingo 22 de maio

 Vendaval que abalou Borrazópolis completa 30 anos neste domingo 22 de maio

Um alerta de vendaval do sistema meteorológico ou uma formação de nuvens escuras mais pesadas, o que para muita gente acontece sem nem sequer ser percebido, é motivo de tensão, ansiedade e medo em Borrazópolis, localizada a pouco mais de 60 quilômetros de Apucarana. A matéria especial foi publicada pelo portal TN Online.

Moradores mais antigos da cidade não escondem o pavor cada vez que olham para um céu com nuvens escuras de temporal. É que isso traz à mente deles, lembranças vívidas de 30 anos atrás, do dia em que um vendaval assolou a cidade, deixando um rastro de destruição e morte.

Há 30 anos, em 22 de maio de 1992, acontecia a maior tragédia de causas naturais na região, o vendaval, com ventos de mais de 100 quilômetros por hora, deixou prejuízos incalculáveis, alguns irreparáveis, como a morte de 12 pessoas. O vendaval arrancou árvores, quebrou postes e telhados, também “varreu” casas inteiras naquele dia.

Mais de 200 pessoas ficaram feridas e pelo menos 53 delas, com mais gravidade, precisaram ser hospitalizadas, inclusive em Apucarana e em outros hospitais da região. Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas na cidade, que hoje tem pouco mais de 6 mil habitantes.

Outras notícias