Veículo reforça ações da fiscalização ambiental em Apucarana

 Veículo reforça ações da fiscalização ambiental em Apucarana

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana (Sema) incorporou à sua frota um veículo Volksvagen Gol 1.0 – 4 portas. Adquirido com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUMMA), o automóvel zero quilômetro foi repassado ao município nesta quarta-feira (21/09) pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAP), em ato na sede da Sema, junto ao Parque Municipal Jaboti.

A chave do veículo foi entregue ao prefeito Júnior da Femac e ao secretário de Meio Ambiente, Gentil Pereira, pelo presidente do conselho, Sérgio Bobig. “Agradecemos ao COMMAP por este carro que reforça a frota municipal, Mas, mais do que um modo de transporte, ele representa o carinho, o respeito, a admiração e a importância que damos ao meio ambiente”, disse o prefeito Júnior da Femac, elencando iniciativas que têm como ponto de partida o Programa Apucarana Mais Verde. “Um planejamento de gestão que desenvolve políticas públicas conceituais relevantes e de grande impacto, como o reflorestamento de áreas de preservação, repovoamento de córregos, rios e lagos com espécies nativas, recolhimento de pneus usados, resíduos têxteis e móveis e outros inservíveis domésticos, coleta seletiva do lixo domiciliar, entre outras ações, como preservação dos parques, manejo da arborização urbana”, citou o prefeito Júnior da Femac.

Destacando a relevância da data da entrega do veículo (Dia da Árvore), Júnior enalteceu o trabalho do conselho e dos servidores da Sema. “Vivemos em um país cujo nome faz referência a uma árvore. Em um estado com nome é de um rio e, em um município cuja nomenclatura, de origem indígena, remete a uma floresta imensa. Todos termos ligados à natureza, que reforçam que tempos que cumprir um importante papel neste planeta, que é cuidar do meio ambiente. Função que todos os conselheiros e servidores da Sema, que são guardiões da natureza, realizam com muita responsabilidade e competência”, disse o prefeito.

O secretário municipal Gentil Pereira disse que o veículo, que representa investimento na ordem R$85 mil, irá contribuir para dinamizar as atividades do órgão, em especial as operações da fiscalização ambiental. “Possuímos uma equipe qualificada. São técnicos, engenheiros e fiscais que com mais este veículo poderão dar uma resposta ainda mais célere a todas as questões relacionadas à prevenção e também atendimento de operações ambientais”, pontuou Pereira. Ele frisou que este é o segundo veículo repassado pelo COMMAP. “Em maio de 2019, o conselho adquiriu e repassou à Sema um veículo Volkswagen Fox, no valor de R$ 52 mil, que é utilizado tanto para serviços administrativos como de fiscalização”, relatou.

O presidente do COMMAP, Sérgio Bobig, esclareceu que a aquisição do veículo integra o plano de aplicação dos recursos do fundo municipal elaborado em 2021. “Apucarana hoje é um município de médio a grande porte, cujas operações ambientais exigem deslocamentos diários e, muitas vezes, em longas distâncias. Este automóvel era uma necessidade do órgão, que agora conta com um reforço, sobretudo no setor de fiscalização”, contextualizou Bobig.

Outras notícias