VALE DO IVAÍ – 6 municípios da região mapeiam rota para prática do ciclismo e incentivo ao turismo
Após os diretores e secretários municipais de Turismo firmar Termo de Cooperação Técnica entre os municípios de Ariranha do Ivaí, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis e Rio Branco do Ivaí, visando estimular o turismo de aventura, esportes na natureza, ecoturismo, turismo religioso e rural, foi mapeada uma rota entre os 6 municípios com o objetivo de criar o Circuito Ivaí Adventure.
O diretor de Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio de Ivaiporã, Alex Fonseca, explicou que o objetivo é estimular a prática do cicloturismo, caminhadas, expedições, passeios de carro e motos e futuramente 4×4 e Off Road nas áreas rurais dos municípios envolvidos.
O mapeamento do Circuito Ivaí Adventure serviu para identificar os pontos de apoio, obstáculos e áreas onde a agricultura familiar possa ser estimulada. “O objetivo é desenvolver um circuito que envolva contemplação da natureza com os belos atrativos existentes no caminho, convidando cicloturistas do Brasil e do mundo, bem como caminhantes e turistas que queiram percorrer de carro”, comentou Alex Fonseca.
O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, afirmou que a união entre os 6 municípios é muito importante para promover o cicloturismo e outras modalidades esportivas na natureza. “Inclusive implantaremos uma pista de ciclismo com 1.300 metros no Lago Municipal Ângelo Santini, em Jardim Alegre, para treinos noturnos. Dessa forma, os ciclistas podem treinar e participar de provas”, informou o prefeito.
De acordo com o secretário de Lidianópolis, Lucas Schainhuk, a região tem muito potencial para o turismo. “O cicloturismo é uma modalidade que proporciona o condicionamento físico e permite contemplar a natureza. Além disso, a região tem potencial turístico”, afirmou Lucas Schainhuk.
Júnior Moreira, que é diretor de Turismo de Grandes Rios, disse que os responsáveis pela rede hoteleira e restaurante, que integra da rota, serão estimulados a obter renda.
Um circuito de 210 km para ser realizado em 5 dias foi desenhado com saída e chegada em frente ao Parque Ambiental Jardim Botânico, passando pela Praça Espanha e a réplica da Torre Eiffel, em Ivaiporã. Pelo Parque Aquático e Salto Ariranha, em Ariranha do Ivaí. Por templos abandonados, além das cavernas e a Cachoeira Véu de Noiva, em Rio Branco do Ivaí. Pela Pedra do Cavalinho, na divisa de Rio Branco e Grandes Rios, bem como Flórida do Ivaí e o Lago Municipal Ângelo Santini, em Jardim Alegre. O destaque fica para o Rio Ivaí que, além de ser cruzado 2 vezes de balsa, é visto em pontos diferentes proporcionando cenas admiráveis das margens.
Além dos secretários e diretores, acompanharam no percurso da rota os ciclistas: Carine Silva (diretora do Departamento Municipal de Planejamento e Finanças de Ivaiporã), Tadao Mori (engenheiro civil) e Jobson Taborda – irmão do prefeito de Rio Branco do Ivaí (Pedro Taborda).
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima