VALE DO IVAÍ – 42 escolas estaduais da regiao retomam aulas presenciais na segunda-feira

 VALE DO IVAÍ – 42 escolas estaduais da regiao retomam aulas presenciais na segunda-feira

A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) prepara para a próxima segunda-feira (24) a segunda rodada de abertura gradual dos colégios estaduais. Devem retornar às atividades presenciais no modelo híbrido mais de 600 escolas de 31 dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação), elevando a abertura para aproximadamente 40% das instituições da rede estadual de ensino. – Curitiba, 21/05/2021 – Foto: SEED

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte prepara para segunda-feira (24) a segunda rodada de abertura gradual dos colégios estaduais. Devem retornar às atividades presenciais, mantendo também o modelo híbrido, 627 escolas de 29 dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), elevando a abertura para 827 unidades, aproximadamente 40% das instituições da rede estadual de ensino.

Fazem parte deste retorno 42 escolas da rede estadual retornarão às aulas presencias no modelo híbrido, em 11 municípios do NRE de Apucarana: Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi e Rio Bom.

Em todas as instituições de ensino que retomam as aulas presenciais haverá o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os espaços estão equipados com computadores e internet, possibilitando aos professores interagir com ambos os grupos de estudantes.

Para o retorno às aulas, a Equipe Gestora de cada escola organizou um cronograma, de acordo com critérios que incluem:
• Termo de Autorização assinado pelo responsável legal;
• alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais;
• análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco, dentre outros.
A Chefe do NRE de Apucarana, Prof.ª Cristiane Pablos Rossetti, ressaltou que reconhece a complexidade da situação, razão pela qual esse retorno deve ocorrer de forma gradativa, com a devida cautela e, seguindo cuidadosamente todas as recomendações, de forma a garantir a segurança de todos, seja aluno, professor e demais profissionais que trabalham nas escolas.
Para tanto, foi criada em todas as escolas estaduais, APAEs e Escolas Particulares uma Comissão de Biossegurança que tem como objetivo orientar e explicar como será a organização e os protocolos, conforme a realidade de cada instituição de ensino.
Nesse momento, é fundamental esclarecer que as escolas deverão se organizar e se adaptar a essa realidade, devendo obedecer a algumas regras para o seu funcionamento, sendo:
1- Horário intercalado de entrada e saída de estudantes;
2- Uso obrigatório de máscara dentro do colégio;
3- Aferição de temperatura na entrada das aulas;
4- Frequência de limpeza e desinfecção dos espaços físicos;
5- Organização do período de recreio e salas de aulas;
6- Revezamento das turmas, quando necessário;
7- Disponibilização de álcool em gel para estudantes e funcionários das escolas;
8- Distanciamento de 1,5 metro entre os alunos;
A prevenção é a nossa grande aliada para o enfrentamento dessa pandemia e a retomada às aulas deve ocorrer de forma dialogada, ponderada, cautelosa e, sobretudo, segura, para que as ações educativas se tornem de fato mais efetivas.

 

Outras notícias