Universidade Estadual de Maringá volta a suspender aulas presenciais

 Universidade Estadual de Maringá volta a suspender aulas presenciais

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou a suspensão das aulas presenciais diante do avanço da pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (19), dois dias após a volta de alunos e professores às salas de aula.

A portaria 29/2022, assinada pelo reitor Julio Cesar Damasceno, cita dados epidemiológicos de Maringá como justificativa para a decisão. O documento reproduz números da taxa de positividade dos exames e da ocupação das UTIs, ambas em torno de 70%.

Segundo a assessoria de imprensa da universidade a suspensão começa a valer a partir desta quinta-feira (20), sem prazo para terminar.

Com a decisão, as aulas voltam a ser oferecidas pela internet. A universidade informou que o ensino presencial será mantido apenas nas disciplinas de práticas profissionalizantes.

As aulas presenciais foram retomadas na segunda-feira (17), após 715 dias de suspensão. A última vez que alunos e professores haviam se reunido em sala de aula havia sido em 1° de fevereiro de 2020.

O retorno às aulas presenciais na segunda-feira foi limitado a 10.725 estudantes veteranos, dos cerca de 70 cursos presenciais, em sete campi da instituição. Os 3.206 calouros tinham o início das aulas programado para o dia 31.

Disparada de casos

 

Maringá voltou a registrar nesta quarta-feira o maior número de casos de Covid-19 em um único dia. Segundo boletim divulgado pelo município no início da noite, foram confirmados mais 1.229 novos casos em 24 horas. Nenhum óbito foi registrado no período.

Com mais esses dados, a média móvel de casos também atingiu novo recorde. A partir disso, são 800 infecções a cada 24 horas nos últimos sete dias. O resultado é 1.171% superior ao de 14 dias atrás, o que aponta tendência de alta.

A média de mortes está em 0,4 óbito por dia – redução de 25% ante duas semanas atrás, o que indica um cenário de queda.

Ainda de acordo com o boletim da prefeitura, Maringá tem 7.747 casos ativos da doença – o que também é recorde – e a ocupação das enfermarias para tratamento de Covid-19 está em 100%, com 51 pacientes internados. Nas UTIs exclusivas para casos de coronavírus a ocupação é de 73%, com 22 pacientes.

Fonte: G1 Paraná

Outras notícias