Unidade de Beneficiamento de Pescado da Cocari planeja ampliar produção e busca habilitação para atingir mercado externo

 Unidade de Beneficiamento de Pescado da Cocari planeja ampliar produção e busca habilitação para atingir mercado externo

Desde 2022, a Cocari opera a Unidade de Beneficiamento de Pescados (UBP) em Alvorada do Sul (PR). Quando a cooperativa assumiu o comando, em 4 de outubro daquele ano, a unidade beneficiava, aproximadamente 1 tonelada de tilápias por dia. Ao final de 2022, o beneficiamento chegou a 4 toneladas por dia. E, de acordo com o setor de Piscicultura da cooperativa, a UBP deve continuar crescendo, inclusive podendo futuramente exportar a produção.

A Cocari implantou melhorias nos padrões de qualidade de processamento dos peixes, melhorias percebidas pelos clientes e parceiros, solidificando as parcerias realizadas em 2023, ano dedicado às adequações. Isso proporcionou novas propostas para 2024, com expectativa de atendimento de 100% do volume de processamento da UBP, já com peixes da integração Cocari e com projeção de crescimento de 50% no primeiro semestre.

“A meta é triplicar o volume de produção até o final do ano, abatendo e processando 12 toneladas de tilápia por dia. A matéria-prima do sistema de integração e aumento de volume de produção resultam em menor custo operacional na indústria, possibilitando melhor resultado no segmento”, destaca a gerente de Piscicultura da Cocari, Paula Sturmer.

Ela informa que, dentre os objetivos de 2024, está a diversificação de produtos, buscando entregar aos clientes portfólio completo da linha de tilápia, como postas de tilápia, filé em tiras (iscas), filé de tilápia fresco, entre outros produtos.

De olho no mercado externo

Atualmente, a produção da UBP Cocari pode ser comercializada em todos os estados do Brasil. Mas, com a obtenção de registro junto ao Ministério de Agricultura e pecuária (MAPA) no Sistema de Inspeção Federal, futuramente a unidade poderá estar habilitada para comercialização também no exterior.

Outras notícias