Um mês após abertura do centro cirúrgico, Hospital Regional de Ivaiporã realizou 253 operações
O Hospital Regional de Ivaiporã, uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizou 253 procedimentos cirúrgicos nos últimos 30 dias. As cirurgias foram possíveis graças à transformação do perfil assistencial da unidade, que teve como síntese a abertura do centro cirúrgico, em 4 de setembro.
A unidade, que é gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), atendeu pacientes de todos os 16 municípios da 22ª Regional de Saúde, evidenciando sua condição de referência para a região. Entre os procedimentos mais realizados estão o tratamento cirúrgico de varizes (40), colecistectomia (36), e postectomia (26).
“Desde o início do ano, temos realizado grandes esforços, seguindo todos os ritos legais, para garantir a promover mais capacidade de atendimento aos pacientes da região. Esse resultado representa um grande avanço que segue em conformidade com aquilo que o governador Ratinho Junior tem nos determinado: levar os serviços de saúde para perto das pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Neste mesmo período, o hospital também foi responsável por 671 consultas ambulatoriais pré-operatórias, envolvendo pacientes de toda a 22ª Regional de Saúde, além dos municípios de Ivaí e Matelândia. Os atendimentos são referentes às áreas de cirurgia geral e vascular, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia.
“É um saldo extremamente positivo, que revela o novo potencial do hospital para a região. Estamos trabalhando para produzir números cada vez melhores, agilizando a fila de cirurgias e garantindo que nenhum paciente fique desassistido”, ressaltou Marcello Machado, diretor-presidente da Funeas.
HRIV – O hospital está localizado no município-sede da 22ª Regional de Saúde, que abrange uma população estimada em 144 mil habitantes. Atende a população da região nas áreas de clínica médica e conta com 20 leitos de enfermaria e 10 UTIs geral de média complexidade. Também faz atendimentos em cardiologia, ultrassonografia, cirurgia geral, contanto ainda com um corpo clínico de infectologista, nefrologista e anestesiologista.