TURISMO – Você já ouvir falar em Terra Nova?

 TURISMO – Você já ouvir falar em Terra Nova?

Não, não estou falando de uma raça de cães. Sim, Terra Nova é uma localidade, mas não, não é a Ilha de Terra Nova localizada no Canadá onde exatamente o RMS Titanic afundou em 1912 depois de colidir com um iceberg.
Colonizado por portugueses na década de 50, a região tomada por índios conquistada através de mercadorias, Terra Nova surgiu em uma área próxima ao Rio Tibagi, rodeada por montanhas, matas e cachoeiras. A região por conta das florestas foi palco na época de desfrute de muitas serrarias e com isso o desenvolvimento acelerado de um lugar onde não havia ainda energia elétrica, mas que com o desenvolvimento da cultura do café até a geada negra de 1975, possuía cartório, delegacia e até linha de ônibus ligando a localidade direto a Londrina.
Hoje Terra Nova é um distrito de São Jerônimo da Serra, mesmo sendo um distrito Terra Nova é quem praticamente mantém o município. Com cerca de 4 mil habitantes a localidade é maior que cidades como Jardim Olinda, Farol e Cruzmaltina, na qual vive da agricultura familiar, do café que ainda resta e da exploração de pinus da Klabin.

Mas o que nos volta a atenção ao local é a beleza natural que existe nos morros e precipícios com mirantes naturais para o Rio Tibagi, com cenários típicos de novelas, Terra Nova possuí cachoeiras gigantescas, cavernas, grutas e um povo acolhedor que descobriu no turismo uma maneira de manter a localidade existente. Mesmo contra as resistências de São Jeronimo da Serra e de todos que dizem que esse povo é louco em falar de turismo nesse lugar, um grupo de moradores acreditou nesse propósito e vem buscando transformar a realidade local, gerando renda e consequentemente fomentando o distrito com as visitas cada vez mais frequentes de turistas.

As responsáveis por essa transformação local se chamam Suelen Araújo, de 27 anos, nascida em Terra Nova, onde já fez de tudo, já foi da roça, trabalhou em mercado, conhece todo mundo do distrito, e uma paixão imensa pelo lugar onde nasceu e cresceu, onde nos passeios e banhos de cachoeiras e com a chegada das redes sociais a possibilidade de levar o “quintal de casa” para o conhecimento de todos; e Fatima Marcelino que visualizou na beira de um penhasco com vista para o Rio Tibagi em sua propriedade a oportunidade de fazer um balanço para o infinito no lugar, que vem chamando a atenção de quem procura conhecer a localidade e assim transformando o que era até então um sonho em realidade.

Hoje Terra Nova possui vários atrativos para visitação, onde se recomenda o acompanhamento de um condutor local, para conhecer cachoeiras como a do Tamanduá com 90 metros de altura, Janela do Paraíso com 130 metros, Morro do TAFF, mirante e o balanço do infinito no Recanto Vale do Tibagi entre outras atrações.
O Recanto Vale do Tibagi, é o sonho de Fatima Marcelino que recebe turistas através de agendamento com camping, pousada rústica, café e almoço rural, onde os visitantes podem viver a experiência da vida no campo através do turismo rural, se aventurar no balanço do infinito e para amantes do pôr do sol, apreciar um sunset com vista privilegiada do Rio Tibagi, além de um banho na cachoeira Nossa Senhora.

Quem quiser passar um dia em Terra Nova conhecendo suas belezas naturais pode contar com a experiência da condutora local Suelen Araújo que organiza o receptivo local.

Para mais informações e agendamentos é só seguir os Instagram´s @recantovaledotibagi @suelen.dearaujo.52 @fatima.marcelino.7927

27 de setembro de 2021 – Dia Internacional do Turismo
#tourism #tourismday #tourismworldday #diamundialdoturismo #turismo #viajeparana #conhecaointeriordoparana #valedotibagi #saojeronimodaserra #terranova #parana #turismodeaventura #turismorural #turismoreligioso #ecoturismo

Outras notícias