Turismo religioso: feriado é boa oportunidade para visitar santuários pelo Paraná
O Paraná é destaque nacional quando se trata de turismo religioso, e a expectativa é que milhares de devotos participem das programações em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro – além de se conectar um pouco mais com a história, a cultura e a gastronomia de diferentes regiões do Estado.
Em Londrina, a tradicional Festa da Padroeira já deu início à programação deste ano no dia 30 de setembro. Com apoio institucional da Secretaria de Turismo do Paraná, a festa realizada anualmente pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, conta com atividades religiosas como a Novena da Padroeira, além de atividades culturais e gastronômicas, quermesse e parque de diversões. A expectativa é que, somente no dia 12 (quinta-feira), passem pelo Santuário entre 30 mil e 40 mil visitantes de todo o Paraná, interior de São Paulo e também outros estados.
Durante os dias de novena, haverá missas especiais que já fazem parte da programação do Santuário e da tradição da Festa da Padroeira. Além de toda a programação de missas, há uma série de atividades complementares. O parque de diversões funcionará na praça, ao lado das barracas de alimentação. Também haverá bazar de artigos religiosos, velário, sala de promessas, venda de flores e velas, além de confissões, que serão realizadas na escola estadual ao lado do Santuário. Neste ano, além da aferição de pressão e de diabetes.
Aproveitando a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) instalada no Santuário durante a reforma do prédio público, a Secretaria municipal de Saúde aproveitará para vacinar o público que desejar. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levará o Fusca Amarelo, utilizado em ações de educação no trânsito com crianças, aproveitando que no dia 12 se comemora o Dia das Crianças. A programação completa do evento está no calendário turístico da Setu, no link www.turismo.pr.gov.br/calendario-eventos.
ASTORGA – Quem também já se movimenta para as festividades de Nossa Senhora é a comunidade religiosa do município de Astorga. Por lá, a programação está repleta de missas e novenas, que se estendem até o dia 12 de outubro. Os eventos também são marcados pela presença de lideranças religiosas locais e estaduais, que se juntam aos devotos durante todos os dias. O Santuário de Astorga é considerado o segundo maior do País.
CURITIBA – Em Curitiba, o feriado da padroeira do Brasil também promete movimentar a igreja batizada em homenagem à santa no bairro Seminário. Costumeiramente, muitos peregrinos costumam ir nessa data à paróquia, inaugurada em abril de 1964.
A programação inclui missas às 8h, 10h, 15h e 19h (esta última presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Zico). A partir das 11h30 tem o tradicional almoço festivo com filé de alcatra, salada, maionese e farofa. Das 11h às 13h30, haverá a bênção dos carros. À tarde, tem bênção das crianças e apresentação do coral com Cantos Marianos. Após a última missa do dia, haverá uma procissão luminosa pelas ruas da região, com fogos de artifício. Durante todo o dia estará sendo vendido também, no calão paroquial, o já famoso Bolo da Padroeira.
A estimativa entre as missas, bênçãos, almoço festivo e romaria de devotos é que a celebração reúna em torno de 2,5 mil pessoas. A Paróquia fica na Avenida Nossa Aparecida, 1637 – Seminário.
ITAIPULÂNDIA – O Dia da Padroeira também deve reunir 50 mil romeiros em Itaipulândia. Um dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, a cidade tem na devoção à Nossa Senhora Aparecida um motivo de orgulho. Itaipulândia conta com a maior estátua do Sul do País dedicada à padroeira do Brasil, um monumento de 26 metros de altura localizado no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude.
TURISMO RELIGIOSO – No Paraná, o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná é formado pela Secretaria de Estado do Turismo, Pastoral do Turismo da CNBB, Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), Fecomércio-PR, Sebrae-PR e Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PR). Atualmente conta também com apoio das Instâncias de Governança do Estado, representantes de Rotas Turísticas Religiosas, TV Evangelizar, Associação dos Municípios do Paraná e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Trabalhamos em conjunto com todas as expressões religiosas e notamos uma procura crescente em todo o Estado no segmento religioso, gerando a unidade através da fé e também na geração de emprego, trabalho e renda. Por meio de visitas técnicas e fóruns, estamos fomentando a troca de experiências e aproveitando os cases aproveitando que já deram certo em alguns atrativos para implantar aqueles que estão se iniciando”, diz o o coordenador-geral do GT de Turismo Religioso, Eliseu Rocha.