Trump se torna 1º ex-presidente dos EUA a ser condenado criminalmente
Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado em um processo criminal. O veredito foi anunciado nesta quinta-feira (30) no Tribunal de Nova York, onde ele enfrentava 34 acusações de falsificação de registros comerciais — todas resultaram em condenação por um júri em Manhattan.
Além da esfera criminal, Trump também enfrenta processos civis por conduta sexual imprópria, difamação e fraude empresarial.
O caso de fraude fiscal pelo qual Trump foi condenado envolve o pagamento de US$ 130 mil à atriz de filmes adultos Stormy Daniels, com quem ele teria tido um caso em 2006, para garantir seu silêncio sobre o suposto relacionamento.
Os pagamentos a Daniels foram inicialmente realizados por Michael Cohen, ex-advogado de Trump. Posteriormente, Trump teria reembolsado Cohen com pagamentos mensais através da Trump Organization, registrados como “despesas legais”, de acordo com a acusação, o que configuraria a falsificação de registros fiscais da empresa.
Segundo os promotores de Nova York, o pagamento pelo silêncio de Daniels teria prejudicado a integridade das eleições presidenciais de 2016, nas quais Trump foi eleito.
As acusações incluíam 11 faturas, 11 cheques e 12 comprovantes.