TCE avalia portais da transparência dos 399 municípios do Paraná
Em parceria institucional com a Universidade Positivo, o Tribunal de Contas iniciou nesta semana o trabalho de avaliação dos portais da transparência de todos os 399 municípios do Paraná. A aferição, realizada pelo terceiro ano consecutivo, será feita com base no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), desenvolvido pelo próprio TCE-PR em 2018. Os resultados serão apresentados em um ranking.
Neste ano, a avaliação será feita por 20 alunos do curso de Direito da universidade, sob orientação e supervisão de servidores do TCE-PR. O termo de cooperação técnico-científica, que busca estimular o controle social da gestão pública, não envolve a transferência de recursos financeiros do Tribunal à instituição de ensino, sediada em Curitiba. A participação no ITP 2021 é considerada atividade de extensão universitária para os estudantes, com a obtenção de créditos necessários para a graduação.
Devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo as reuniões entre os servidores do TCE-PR e os universitários serão virtuais – realizadas semanalmente, às quartas-feiras, das 13h30 às 16h30. Estão previstos oito encontros, até o dia 8 de dezembro.
Participaram da aula inaugural, nesta quarta (20 de outubro), a professora Adriana Inomata, coordenadora do Projeto Observatório da Universidade Positivo; e os servidores do TCE-PR Wilmar da Costa Martins Junior, titular da Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE), unidade responsável pelo ITP 2021; Fábio André Rosenfeld, também da CAGE; e Luiz Henrique Xavier, da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF).
Critérios
Neste ano, a aferição do ITP será feita em duas etapas. Na primeira, os municípios responderam um questionário, informando se atendem os critérios utilizados na avaliação e indicando os links com as respectivas evidências. Na segunda etapa, os universitários farão a validação das informações enviadas pelas prefeituras.
A exemplo das duas edições anteriores, a avaliação dos portais da transparência dos municípios leva em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.
Autor: Diretoria de Comunicação Social