Super Sexta Solidária edição especial apresenta suculentas

 Super Sexta Solidária edição especial apresenta suculentas

O Espaço das Feiras foi tomado pelas plantas suculentas nesta sexta (19), em mais uma edição especial da Super Sexta Solidária. O grupo de colecionadoras “Suculentas das Amigas” levou dezenas de variedades das versáteis plantas às barracas, atraindo o público com informações sobre modo de cuidar, nomes, espécies e origens. “Somamos esse elemento diferente à nossa feira solidária, que já traz gastronomia, artesanato e hortifrutis. Muitas das colecionadoras pretendem integrar nossa Rede de Mulheres Solidárias e, assim, passar a expor em nossas feiras continuamente”, disse a secretária da Mulher Denise Canesin. A Super Sexta Solidária é uma parceria com a Secretaria de Assistência Social.

As expositoras disseram gostar da experiência de mostrar a um grupo maior de pessoas as suculentas que cultivam. Priscila Meneguello começou a colecioná-las há cerca de três anos, como hobby. Mas acabou se apaixonando. “Apesar de ter aprendido muita coisa, ainda tenho muito a aprender”, pontuou. “Estou gostando de expor em uma feira, com as colegas, é uma forma de nos comunicar e trocar ideias.”

Com ela concorda Solange Arraez, que também começou a cultivar suculentas há três anos. “Tenho muito o que aprender, são mais de 22 mil espécies de suculentas. Entre as características comuns a essas plantas está o fato delas serem gordinhas e não gostarem de muita água. Os formatos perfeitos delas são uma das coisas que me encantam. As rosetas, por exemplo, têm essa perfeição”, explicou. Ela contou que essa era sua primeira vez em uma feira. “Estou muito contente. Acho que nossa exposição valoriza o local, atrai pessoas de fora”, falou. As colecionadoras têm um grupo de trocas e vendas de suculentas pelo whatsapp (veja serviço abaixo).

Suculentas: o que são?

Suculentas são plantas que acumulam água em seus tecidos. São nativas de regiões secas e mantêm uma reserva de água para os períodos sem chuva. O armazenamento é nas raízes, caules, troncos e folhas. Muitas vezes apresentam folhas, troncos ou o caule “gordinhos”, cheios de água: vem daí o nome “suculenta”.

Expositoras

Os empreendimentos solidários Saúde Natural, de Celi Palhares, e Kino Artes, de Lídia Kinoshita, integraram a exposição de suculentas, trazendo ainda plantas medicinais e almofadas térmicas. A Casa do Mel mostrou iscas para atrair as abelhas jataí, casinhas para elas e sementes da planta amor agarradinho, adorada pelo inseto, além de mel de produção local.

A Super Sexta também teve barracas com hortifrutis, e suculentas, cultivados na Horta Solidária do Espaço Empreender e nas quatro UBSs que já implantaram hortas solidárias – que se chamam Horta Acolher – em seus terrenos: UBSs Maria do Café, Ruth Eugênio, Nova Ucrânia e Bolívar Pavão. Os agricultores da Colônia Nova Ucrânia doaram 15kg de alimentos destinados ao sopão distribuído às pessoas em situação de rua pela Comunidade Missão de Paz e Fogo Vila Reis – Santuário São José.

Serviço: para fazer parte do grupo de trocas e vendas de suculentas, basta mandar mensagem para (43) 99936-8242

Outras notícias