Sucesso de público, Expobela reuniu produtores de Mandaguari e região para a difusão de tecnologias
Na última sexta-feira (10), foi realizada a Expobela, um evento promovido na Sede da Cafeeira Bela Esperança, em Mandaguari, reunindo agricultores, pecuaristas e estudantes de toda a região para a difusão de tecnologias e manejo da agricultura e pecuária visando o aumento da rentabilidade no campo. Os visitantes puderam conferir o desenvolvimento das lavouras, a exposição de máquinas e equipamentos, novidades e tecnologias para o manejo agropecuário.
Marcando um importante momento de evolução na realização dos dias de campo da família Lopes, a Expobela teve como tema: “Inspiração e Tecnologia no Campo”, sendo uma excelente oportunidade para os produtores trocarem informações com outros agricultores e pecuaristas, refletindo em benefícios para toda a cadeia produtiva. O evento contou participação de mais de 40 empresas, que apresentaram as últimas novidades aos produtores.
Na abertura do evento, o diretor do Grupo Bela Esperança, Fernando Lopes, falou sobre a realização da Expobela. “Temos aqui muitos produtores que vieram buscar tecnologia e irão encontrar, para amanhã colocar na mesa de cada brasileiro e de 1 bilhão de pessoas no mundo, um alimento de qualidade, que é cuidado pelos nossos órgãos reguladores. O agro é o motor do nosso país, temos alguns empecilhos, mas o agricultor é corajoso, coloca na terra as sementes e elas produzem frutos”, disse. “Um dia ouvi uma frase, que dizia que não existe um ser na terra mais próximo de Deus do que o agricultor, porque ele reza quando planta, reza para chover, depois reza para parar a chuva e poder colher. Então, temos vários desafios porque o nosso teto é a céu aberto, mas a fé do produtor é imensa. Nosso muito obrigado a todos os patrocinadores e aos produtores pela participação”, complementou.
A prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, destacou a grandiosidade da Expobela. “Que alegria fazer parte de um evento magnífico como este. Parabenizo e cumprimento a família Lopes pela realização, pela grandiosidade desse evento, com essa família que vem de geração em geração evoluindo nesse trabalho. O agro pulsa em nossas veias e movimenta o PIB de Mandaguari, do nosso estado e do Brasil”, afirmou.
Representando o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o chefe regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Jucival Pereira de Sá, enfatizou a importância do trabalho no campo. “Em nome do secretário da Agricultura, parabenizo a família Lopes por este evento que leva tecnologia e informação para o produtor rural, porque precisamos disso para aumentar a produtividade e a renda do produtor. O Paraná é responsável por um quarto da produção de grãos no Brasil e isso mostra a tecnologia, a pujança, o empenho dos nossos produtores e entidades envolvidas, que desenvolvem tecnologias e levam até vocês no campo, juntamente com as empresas parceiras”, comentou.
O gerente regional do IDR-Paraná, Pedro Cecere Filho, destacou a parceria visando o fortalecimento da atividade rural. “Estivemos aqui no ano passado, hoje vemos que o evento cresceu, e ao longo desse último ano pudemos estreitar ainda mais o nosso relacionamento, realizando muitas ações conjuntas, em articulações que irão gerar frutos para todos os produtores, visando melhorar a nossa cadeia produtiva”, destacou.
Ana Paula Moser, gerente regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), salientou a força dos produtores locais. “É impressionante esse trabalho desenvolvido. Parabéns à família Lopes e a todos os agricultores e pecuaristas pelo que vem sendo feito aqui, que demonstra a força dos produtores locais. O agro no Paraná é isso, é a tecnologia sendo aplicada”, frisou.
Cícero José de Morais Coimbra, chefe da Adapar em Mandaguari, afirmou a satisfação em participar de um evento voltado a fortalecer os agricultores e pecuaristas. “Os produtores fazem parte do desenvolvimento, sustentando nosso município, estado e país. Eventos como este são importantes para agregar tecnologia. Vocês produzem alimentos para o mundo, vivem com o suor do próprio rosto. Agradeço pela oportunidade de participar de um evento como este”, destacou.
O engenheiro agrônomo da Bela Esperança Agro, Roberval Simões Rodrigues, ressaltou que a agricultura move o Brasil. “É uma grande satisfação receber tantos produtores, mostrando que a agricultura move o país, somando forças com os representantes de empresas e órgãos parceiros. Cada ano que passa o evento está se tornando maior e para o ano que vem teremos ainda mais novidades, proporcionando mais desenvolvimento para a agropecuária”, mencionou.
Durante a Expobela teve apresentação dos humoristas Tio e Sobrinho, de Santa Catarina, que vêm fazendo sucesso na internet falando da vida no campo, sorteio de muitos brindes e também apresentação musical no jantar de confraternização.
O Grupo Bela Esperança agradece a todos os patrocinadores que tornaram possível a realização do evento, e também aos visitantes pela troca de experiências durante toda a tarde, com todos trabalhando pelo crescimento da agropecuária.
Imprensa Bela Esperança