Sicredi de Ivaiporã propõe campanha para separar reciclável e fortalecer Copemari

 Sicredi de Ivaiporã propõe campanha para separar reciclável e fortalecer Copemari

A equipe do Sicredi se reuniu com a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã, Denise Kusminski, e com os cooperados da Copemari (Cooperativa de Materiais Recicláveis) no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, que fica no Aterro Sanitário de Ivaiporã, onde apresentou a proposta de uma campanha de conscientização visando incentivar a população a separar corretamente o lixo reciclável e fortalecer a Copemari.

Segundo a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, Patrícia Sakamoto, a campanha incluirá a entrega de uma camiseta aos cooperados para que a população identifique a Copemari e não forneça os recicláveis aos atravessadores.

A família que entregar lixo reciclável separado corretamente receberá cupons para concorrer a prêmios, enquanto o associado Sicredi terá cupons em dobro.

“A maioria da população não separa o lixo seco [reciclável] do lixo úmido [orgânico e comum]. No entanto, os cooperados dependem da reciclagem para ter renda”, observou Patrícia Sakamoto, informando que o Sicredi é comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030, um compromisso assumido por 193 países – incluindo o Brasil.

Denise Kusminski afirmou que a contribuição do Sicredi é extremamente importante. “Incentivar a separação de resíduos favorecerá a renda dos cooperados, aumentará a vida útil do Aterro Sanitário e contribuirá com o meio ambiente”.

Segundo o diretor executivo do Sicredi, Rudenei Fischer, que veio de Jandaia do Sul, é possível contribuir com o meio ambiente e com a renda dos cooperados separando o lixo corretamente. “Quanto mais materiais recicláveis. Mais renda familiar”, disse.

A administração municipal disponibiliza motoristas, caminhões para coleta, maquinários, Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem; compreende que é possível aumentar a coleta seletiva do município com a colaboração da sociedade; e lembra que separar o material seco reciclável é mais do que uma responsabilidade ambiental – é uma questão econômica e social.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Outras notícias