Setor de radioterapia inicia tratamento de queloides, exclusivo na região

 Setor de radioterapia inicia tratamento de queloides, exclusivo na região

O setor de Radioterapia do Hospital da Providência deu início ao tratamento de queloides, exclusivo na região. O método realizado através da radioterapia por elétrons é eficaz, minimamente invasivo e traz rápidos resultados.

O tratamento ainda pouco conhecido pela população, é uma alternativa efetiva na cicatrização e redução dos queloides, causados por um excesso de proteína (colágeno) na pele durante uma cicatrização.

De acordo com o médico radio-oncologista, Renan Casagrande, essas lesões podem afetar a qualidade de vida do paciente. “Os queloides podem causar desconforto físico, dor, ardência e coceiras, além de restringir movimentos, causar infecções e fístulas locais”, afirma.

A radioterapia por elétrons deve ser realizada em até 48 horas após a retirada do queloide através de cirurgia. “Mesmo após o procedimento, pode acontecer a formação dessas lesões novamente durante o processo de cicatrização e, com o tratamento iniciado após a cirurgia, as células que produzem o queloide são destruídas pela radiação, permitindo que ocorra normalmente a cicatrização, é um tratamento muito eficaz”, explica o médico.

Outras notícias