Serviços da assistência social ganham o reforço de quatro novos veículos
O prefeito Junior da Femac e a secretária municipal de Assistência Social, Jossuela Pirelli, fizeram nesta terça-feira (07/11) a entrega de um micro-ônibus e três automóveis Citroen C3. O valor total do investimento é de R$ 544.850 e os veículos (todos zero-quilômetro) foram adquiridos com recursos conquistados junto ao governo federal.
A solenidade ocorreu em frente da sede da Secretaria de Assistência Social, no antigo Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista. Junior da Femac disse que a entrega faz parte de uma série de eventos em preparação aos 80 anos de Apucarana, que serão completados no dia 28 de janeiro. “Com esse evento, a gente começa uma série de entregas, inaugurações e comemorações alusivas ao 80º aniversário da cidade”, assinala Junior da Femac, acrescentando que na próxima sexta-feira já está programada a entrega de uma quadra esportiva.
Junior da Femac reiterou que a Prefeitura executa diariamente diversos serviços de zeladoria e manutenção, além de cerca de 90 obras em andamento somente neste ano. “Tudo isso é feito com um único objetivo, que é cuidar e levar qualidade de vida para as pessoas. Quando pintamos o meio fio, é para que as pessoas – especialmente os idosos – consigam ter uma visualização melhor e não tropecem”, exemplifica.
Da mesma forma – continua Junior da Femac – acontece com os veículos que foram adquiridos. “Essa é uma gestão que cuida de toda a cidade e os veículos serão utilizados pelas equipes da assistência social para cuidar das pessoas que mais precisam. Em Apucarana, ninguém passa fome. Por isso, criamos o Restaurante Popular, por isso fazemos a entrega de cestas básicas”, ressalta.
Ao citar rankings que colocam Apucarana como a “9ª cidade em qualidade de vida no Paraná, 4ª melhor em urbanismo, melhor educação do Brasil, melhor ensino de português e matemática do Sul do Brasil”, Junior da Femac também destacou a longevidade da população. “De acordo com dados do IBGE, quase18% da população de Apucarana tem 60 anos ou mais, acima da média estadual e nacional. Por isso, nossas políticas voltadas a essa faixa etária. Quando adquirimos um micrônibus que também será utilizado para os passeios dos idosos, queremos proporcionar qualidade de vida e mais momentos de alegria”, frisa Junior da Femac.
De acordo com a secretária Jossuela Pirelli, o microônibus está à disposição – além do Centro do Idoso – também do centro da Juventude e do CRAS Itinerante. “Os outros veículos entregues estarão à disposição do CREAS, dos CRAS e dos serviços de Proteção Social Especial, que abrangem o Centro Dia, o Centro Pop, o Serviço de Acolhimento Familiar e a Casa Lar”, informa a secretária.
Jossuela disse que os novos veículos representam um desafio para a equipe, composta por 130 funcionários. “O desafio de realizar um trabalho ainda mais ágil e eficiente no atendimento de moradores em situação de rua, de idosos, mulheres, jovens, adolescentes e crianças, além de todo o trabalho em parceria com as entidades sociais”, ressalta.
A secretária afirma que o trabalho de assistência social é diário e busca atingir, inclusive, as pessoas que por algum motivo não conseguem se deslocar até os locais de atendimento. “Para isso, existe o CRAS Itinerante. A nossa equipe está de prontidão e trabalha incansavelmente pelas pessoas que mais necessitam. Com esses veículos, nossa responsabilidade e compromisso aumentam ainda mais”, reforça Jossuela.
O ato contou ainda com a presença dos vereadores Mário Felipe e Toninho Garcia. Mario Felipe disse que os veículos dão condições para que os servidores possam prestar um atendimento de qualidade e “levar dignidade às pessoas”. Já o vereador Toninho Garcia, afirmou que o prefeito Junior da Femac faz uma “gestão diferenciada” também no setor da assistência social, levando o atendimento até as pessoas, citando a atuação do CRAS Itinerante.
A solenidade de entrega dos veículos contou ainda com a presença dos secretários municipais, de diretores de autarquias, superintendentes e servidores da área da assistência social. A bênção religiosa foi conduzida pelo monsenhor Roberto Carrara. A solenidade contou ainda com a presença de Reinaldo Andrade, comandante da Guarda Municipal, e da Banda Municipal Maestro João Florindo.