Sentença cassa diploma do prefeito Deodato Matias em Arapuã

 Sentença cassa diploma do prefeito Deodato Matias em Arapuã

O Jornal repórter do Vale, recebeu na manhã desta terça-feira (06) uma cópia da sentença, do Juiz Eleitoral, da comarca de Ivaiporã, Dirceu Gomes Machado Filho, constando julgar PARCIALMENTE PROCEDENTE o processo e determinando a cassação do diploma do atual prefeito de Arapuã, DEODATO MATIAS e da sua vice-prefeita CARLA JANAÍNA SALVADOR.

No processo, que consta em anexo a reportagem, o meritíssimo, também aplica a sanção de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição de 2020. “Diante do abuso do poder econômico, conforme fundamentação supra, o que faço com esteio no artigo 22, inciso XIV da LC 64/90” diz a nota.

Vale ressaltar que o processo, do Juiz Eleitoral da comarca, cassa o diploma do gestor em primeira instância, podendo continuar no seu mandato e recorrer da decisão através de seus advogados em Curitiba e Brasília.

ENTENDA –

Já no inicio deste ano, o Jornal Repórter do Vale, divulgou detalhes de situações na qual estavam sendo investigadas de supostas fraudes que poderiam ter ocorrido nas eleições de Arapuã-Pr.

A coligação “Juntos por Arapuã”, composta pelos partidos PSDB, PODEMOS e PSD. Entrou com duas ações de investigação, a primeira investigando DEODATO MATIAS, CARLA JANAINA SALVADOR e outras pessoas por abuso de poder político, onde estavam sendo acusados de utilizar a estrutura administrativa da prefeitura no período pré-eleitoral e período de campanha.

Ao total seriam 13 fatos de abusos de poder político, que foram encaminhados ao Forum e que poderiam caracterizar compra de votos, por meio de supostos áudios e vídeos, na qual foram encaminhados a justiça, onde o candidato é acusado de oferecer dinheiro pela compra de voto.

Dentre as diversas situações que foram encaminhadas, em uma delas, conforme consta no processo, o juiz eleitoral, constou procedente parte das acusações. O processo cabe recurso.

Nossa reportagem, se coloca a disposição e por diversas vezes, tentou contato com o prefeito Deodato Matias, bem como, seus advogados, para se manifestarem, a respeito das acusações, mas não tivemos retorno.

Por telefone, o repórter Wellyngton Jhonis, conversou, com um de seus assessores, na qual alegou que o gestor, já tomou conhecimento da situação e estava em reunião com seus advogados, negando todas as acusações feitas contra a sua gestão, disse ter sido uma decisão parcial e em seu ponto de vista, equivocada, mas confia na justiça e deve se manifestar em breve, com relação ao processo.

Em breve mais detalhes. Em anexo ao site, a íntegra do processo da ação de investigação judicial eleitoral.

Outras notícias