Semana do Pescado pretende aumentar consumo de peixe em 30%; Tilápia congelado da Cocari está disponível em pontos de venda

 Semana do Pescado pretende aumentar consumo de peixe em 30%; Tilápia congelado da Cocari está disponível em pontos de venda

Aproveitando a 21ª Semana do Pescado, que ocorrerá entre os dias 1º e 15 de setembro, a Cocari reforça que o Filé de Tilápia Congelado, produzido na Integração e Fomento à Piscicultura da cooperativa está disponível no Shopping Rural da Cocari, em Mandaguari e supermercados da cidade de Alvorada do Sul.

 

A Semana do Pescado pretende aumentar o consumo em, pelo menos, 30% em relação ao período normal de vendas de peixes. A estimativa foi divulgada pelo presidente do International Fish Congress (IFC Brasil), Altemir Gregolin, idealizador do evento.

 

Durante quinze dias, setores produtivos promoverão ofertas de peixes e frutos do mar para impulsionar a indústria, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres, pontos de venda no atacado e varejo, até chegar ao consumidor final. Segundo Gregolin, há uma demanda crescente do consumo de peixes. Nos últimos 15 anos, foi registrado aumento de 60% no consumo de pescado, passando de 3,5 quilos para 10 quilos por habitante/ano.

Além de aumentar o consumo de peixes, a Semana do Pescado visa fortalecer as atividades da pesca e da aquicultura, englobando toda a cadeia produtiva. Nesta edição, a campanha conta com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

 

Na avaliação do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a Semana do Pescado se consolida como importante agenda para fomento do consumo de peixes e frutos do mar no Brasil, e contribui para o incentivo e fortalecimento da cadeia do pescado no desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros.

 

Crescimento

 

Gregolin apontou que o setor produtivo é o maior interessado na ampliação das vendas. “O aumento da venda pressupõe uma preparação para ter oferta. As entidades do setor produtivo estão há mais de quatro meses trabalhando e se preparando para esse momento”, disse.

 

O Brasil possui cinco milhões de pessoas que vivem da pesca, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 27 bilhões, envolvendo toda a cadeia produtiva que vai da pesca, captura, até o processo de produção, em especial a piscicultura e a aquicultura. A produção é de 1,27 milhão de toneladas anuais, com geração de 16 mil empregos. O consumo de pescado oferece ainda benefícios nutricionais (ômega-3, vitaminas e minerais) com proteína de alta qualidade e baixo teor de gordura.

O Paraná é líder nacional, responsável por 36% da produção nacional de tilápia e de 25% de toda a produção de peixes do País, o que torna o Estado uma referência na piscicultura brasileira.

A produção paranaense está mais concentrada na região oeste do Estado, e a Cocari tem um importante papel na expansão desse polo produtor para a região norte do Paraná. A Unidade de Beneficiamento de Pescado, localizada em Alvorada do Sul, segue com franco crescimento em sua produção e tem previsão de aumento de aproximadamente 50% do seu volume de abate, em 2024.

Outro fator de crescimento da Piscicultura no Estado se dá por ser um produto com alta lucratividade que pode ser cultivado em paralelo com a soja, o milho ou a produção de outras proteínas animais.

Na Cocari, o segmento também contribui para elevar a produção de soja e milho dos cooperados, que são matéria-prima para a fabricação de rações fornecidas na nutrição dos peixes, trazendo benefícios para toda a cooperativa.

 

Redação Cocari, com informações da Agência Brasil

Outras notícias