Secretaria Municipal de Educação de Ivaiporã capacita professores sobre importância da nutrição escolar

 Secretaria Municipal de Educação de Ivaiporã capacita professores sobre importância da nutrição escolar

Os professores da rede municipal de ensino são capacitados para estimular a alimentação saudável das crianças da educação infantil que têm 3 e 4 anos. Trata-se do programa Nutrir Ivaiporã: educação nutricional na escola, que integra o Educar e Nutrir, desenvolvido pela nutricionista de Apucarana, Silvana Pupo.

O programa inclui livros interativos e do professor, e materiais de apoio como o quadro dos alimentos e a horta de brincar. Os alunos aprendem a desenvolver hábitos alimentares, enquanto conhecem os ingredientes e benefícios dos alimentos. O livro do professor contém planos de aula para que o educador possa ministrar o conteúdo, que foi desenvolvido de acordo com as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

No ambiente escolar as aulas são semanais com duração de 40 minutos. Os alunos identificam os nutrientes dos alimentos e aprendem a montar refeições equilibradas. A cada aula é trabalhado um tipo alimento com atividades que instigam a curiosidade dos alunos – explorando os alimentos desde a forma in natura à degustação em preparações incluídas no cardápio escolar, por meio de oficinas culinárias mensais, gerando maior aceitação dos alimentos e absorção do conteúdo trabalhado em sala de aula.

Nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, o prefeito em exercício de Ivaiporã, Marcelo Reis, secretária municipal de Educação, Daiane Soares, e as nutricionistas Daiane Beatriz Sales e Marcella Bolognini Souza, deram as boas-vindas aos professores, na Secretaria Municipal de Educação, onde a nutricionista Silvana Pupo explicou a metodologia do programa Educar e Nutrir.

“É importante orientar a criança quanto à alimentação para se torne uma adulta saudável. Por isso, o papel da escola é ensinar”, defendeu Daiane Sales. Em 2023, o objetivo da Prefeitura é ampliar o programa Nutrir Ivaiporã: educação nutricional na escola para mais faixas etárias.

O prefeito em exercício Marcelo Reis afirmou que a administração municipal prioriza a alimentação saudável – sem prejuízo nutricional. “É muito importante, porque as crianças precisam ser bem alimentadas para ter um bom desempenho na sala de aula, conscientizar os familiares sobre a alimentação saudável e crescer com saúde”, declarou Marcelo Reis.

Outras notícias