Secretaria de Saúde de Marilândia do Sul reforça alerta e convoca população para vacinação contra a coqueluche

A saúde de Marilândia do Sul faz um alerta e um chamamento para a vacinação contra a coqueluche. Neste mês de janeiro, duas mulheres, com idades entre 20 e 40 anos, foram diagnosticadas com a doença.
Uma ação de vacinação com as pessoas que tiveram contato com as duas é realizada e a saúde lembra que existem doses disponíveis para a prevenção da contaminação.
A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche. Em Marilândia, a vacina também é ofertada para os professores e profissionais de saúde.
“É fundamental que as pessoas procurem a imunização na nossa Saúde. Quem teve contato, os professores, o público alvo. Os pais devem lembrar que é fundamental, muito importante, a vacinação nas crianças. Tivemos uma baixa procura pela vacinação contra a coqueluche e isso muito nos preocupa”, destaca a Secretária de Saúde, Maria Bercaline.
Doença – A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa causada por uma bactéria. É transmitida de pessoa a pessoa, por meio de gotículas, ao tossir ou espirrar. A doença é mais grave em crianças.