Secretaria de Saúde de Ivaiporã realiza formatura de 40 técnicos em Agente Comunitário e Vigilância em Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã realizou a formatura de 31 técnicos em Agente Comunitário de Saúde e 9 técnicos em Vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias – marcando o encerramento dos cursos promovidos pelo Programa Saúde com Agente. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Programa Saúde com Agente é um esforço nacional que visa oferecer formação técnica a mais de 196 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no país.
Acompanharam o curso como ouvintes 24 participantes, que assistiram às aulas e irão oficializar a formação na turma que será iniciada em 2024. O esforço coletivo de mais de 1.000 profissionais do Conasems, Ministério da Saúde e UFRGS resultou na produção de 26 disciplinas e 600 horas de material audiovisual – gravadas em 97 municípios de 22 Estados – inclusive Ivaiporã.
O apoio dos preceptores foi fundamental ao longo da jornada de aprendizado, e nomes como Juliane Pires, Anderléia Santos, Natascha Pires, Gisele Meira, Cássia Cristina, Adriano Ferreira, Carla Tatiane, Karla Montoro, Ana Maria Macedo, Luelen Crevelaro, Ana Regina Soares, Fabiane Cobianchi e Simone Tomaz foram essenciais para orientar os agentes comunitários, compartilhando experiências e práticas voltadas ao aprimoramento dos serviços prestados pelo SUS à população.
Comprometimento
A cerimônia de formatura contou com uma mesa de honra composta pela secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão; vereadora Gertrudes Bernardi; presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Montanheri (Sabão); e pelo prefeito Carlos Gil. As autoridades destacaram a importância do Programa Saúde com Agente e parabenizaram os formandos pelo comprometimento com a saúde da população.
“A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis nos dá condições de trabalhar para cuidar da população”, afirmou Cristiane Pantaleão agradecendo aos enfermeiros pela coordenação e orientações prestadas aos agentes. “O SUS de Ivaiporã é referência no país”, acrescentou a secretária de Saúde.
Edivaldo Montanheri parabenizou os formandos e pediu aos técnicos que continuem atendendo a população com carinho, enquanto o prefeito Carlos Gil afirmou que a secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, formou equipes maravilhosas em Ivaiporã.
“Dei carta branca para que a saúde passasse a funcionar tecnicamente. Inclusive Ivaiporã saiu da nota 2.97 em 2021 para nota 9,83 em 2023 no Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde – além de eleita em 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes competindo com cidades de 30 a 100 mil habitantes”, exemplificou Carlos Gil.
A formatura representou um marco importante na capacitação dos profissionais que desempenham um papel fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS).