Saúde de Ivaiporã atinge nota 9.32 no programa Previne Brasil 2022

 Saúde de Ivaiporã atinge nota 9.32 no programa Previne Brasil 2022

Mais uma vez, as equipes do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã mantêm a curva contínua de crescimento nos índices do programa Previne Brasil 2022. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

No 1º quadrimestre a nota de Ivaiporã foi 6.31. No 2º quadrimestre passou para 9.07. No 3º quadrimestre chegou a 9.32. O resultado é reflexo da qualidade do serviço que a Atenção Primária à Saúde (APS) oferta à população.

Para se chegar à nota final são considerados 7 fatores. Confira a evolução dos indicadores de Ivaiporã nos 3 quadrimestres.

1) Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas – 1ª a 12ª semana de gestação (36%, 46% e 68%).

2) Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV (46%, 66% e 99%).

3) Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado (39%, 46% e 78%)

4) Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS (23%, 37% e 39%).

5) Proporção de crianças de 1 ano vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada (82%, 86% e 64%).

6) Proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre (22%, 45% e 57%).

7) Proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre (14%, 57% e 60%).

Orgulho

A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, explicou que a nota demonstra que a população recorre ao SUS, enquanto as equipes continuam indo ao encontro da população e alimentando o sistema de forma correta. “Na maioria dos indicadores o programa Previne Brasil avalia quantidade de pessoas atendidas. Portanto, a nota é motivo de muito orgulho, porque comprova a dedicação das equipes de Atenção Primária à Saúde”, comentou Cristiane Pantaleão.

Na visão do prefeito em exercício, Marcelo Reis, trata-se de um trabalho incansável dos profissionais do Departamento de Saúde. “Diariamente as equipes analisam as necessidades da população para encontrar a melhor solução e o resultado é a crescente melhoria em índices de saúde do Estado e do Brasil”, citou Marcelo Reis.

Outras notícias