Sanepar tem canais disponíveis 24 horas por dia para atendimento

 Sanepar tem canais disponíveis 24 horas por dia para atendimento

Está sem água? Avise a Sanepar. Este é o procedimento mais importante para que a Companhia resolva a situação de forma mais ágil e efetiva. O registro ajuda a empresa a identificar a causa do desabastecimento e sanar o problema mais rápido.

Ao perceber o desabastecimento, o cliente pode consultar o aplicativo ou o site da Sanepar e verificar se há alguma ocorrência que justifique a falta de água em seu endereço. Se não houver nenhum aviso, o cliente pode registrar a falta de água no próprio aplicativo (Sanepar Mobile) ou no site www.sanepar.com.br – Fale Conosco e mandar mensagem.

Além disso, é possível avisar pelo telefone 0800 200 0115 e pelo WhatsApp (41 – 99544-0115), opção 2. Todos esses canais de atendimento e o serviço de manutenção de rede funcionam 24 horas por dia.

Se houver algum serviço programado para aquele endereço, o atendente do 0800 informa o cliente sobre a ocorrência. Caso não conste nada cadastrado, a reclamação será registrada e repassada à área de programação. Como essa situação é considerada prioridade 1, imediatamente é enviado um Aviso de Serviço para a área operacional da Sanepar. A partir deste momento, uma equipe sai em campo e tem até quatro horas para identificar e resolver o problema.

Um fiscal da Companhia segue um procedimento padrão para encontrar o que está causando falta de água. Confere a pressão e a vazão no hidrômetro do cliente e do vizinho. A partir disso, consegue saber se é um problema interno do imóvel ou no ramal da Sanepar ou, ainda, na rede de distribuição.

O profissional percorre e revisa todos os registros de água naquela região e verifica se há algum indício de vazamento na rua – água empoçada, por exemplo. Na suspeita de vazamento oculto, em que a água não aflora na superfície, solicita o serviço de geofonamento para fazer a pesquisa em campo.

Assim que for identificado o local do vazamento, a programação recebe a informação e emite ordem de serviço para a empreiteira que faz a manutenção da rede. Quando for identificada a causa da falta de água é feito o registro no sistema e, então, quando o próximo cliente ligar ele já vai ter a resposta do que está ocorrendo. Sem a identificação da causa, o atendente do 0800 continuará recebendo as reclamações e enviando à programação.

“Quando a reclamação chega por meio dos canais oficiais da Sanepar, vamos armazenando essas informações no banco de dados e conseguimos, inclusive, identificar se é um problema em uma região maior, um bairro todo, uma quadra ou um problema pontual do próprio imóvel”, afirma o gerente da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, Fabio Basso.

CAUSAS  As causas mais comuns de falta de água são rompimentos de redes, de forma natural ou provocados por obras de terceiros, falta de energia em unidades, problemas em equipamentos e corte no abastecimento por falta de pagamento.

Outras notícias