Sanepar anuncia obras para modernizar ETE Biguaçu em Apucarana

 Sanepar anuncia obras para modernizar ETE Biguaçu em Apucarana

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, assinou, nesta terça-feira (7), ordem de serviço para o início da obra de melhoria operacional e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Biguaçu, em Apucarana. Recursos da ordem de R$ 61,4 milhões vão equipar a unidade com um processo de tratamento avançado, o que significa importante ganho ambiental para a região.

“Vamos caminhar de forma acelerada a universalização do esgotamento sanitário aqui no Paraná. Essa foi a determinação do nosso governador. E nós temos que fazer bons investimentos. Nesse ciclo dos próximos 5 anos, nós vamos investir quase que 12 bilhões de reais para que nós tenhamos o Paraná como uma referência em saneamento público”, afirmou Bley.

“Parabéns, Apucarana! Que todos possam desfrutar dessa obra”, completou o presidente, destacando o indicador de cerca de 90% de atendimento com o serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.

O documento, que autoriza o início das obras em Apucarana, foi assinado no gabinete da Presidência pelo deputado federal e secretário de estado da Saúde, Beto Preto. O ex-prefeito de Apucarana comemorou mais este investimento no município e destacou o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública e o meio ambiente.

“Esse projeto não é apenas sobre saneamento básico. Ele representa qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável para Apucarana. Garantir recursos para obras dessa magnitude é uma das minhas prioridades como representante da nossa cidade”, destacou Preto.

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, participou da reunião de maneira virtual e parabenizou a iniciativa. Ele afirmou que a Sanepar tem uma parceria histórica com o município e que esse investimento vai ser importante para desenvolver ainda mais a cidade.

“A Sanepar é parceira estratégica do município. Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas nesse grande projeto que vai somar para o futuro do promissor da cidade. Apucarana é privilegiada de um ponto de vista de recursos hídricos, e essas são obras que fazem parte do planejamento do município pelos próximos 30 anos”, avaliou Mota.

A OBRA – Com duração de 18 meses, a obra da ETE Biguaçu vai garantir maior eficiência e capacidade operacional. O empreendimento inclui melhorias no processo de tratamento, com a implantação de tanque de aeração, estações elevatórias, estação de tratamento de lodo, leitos de secagem e barracões para armazenagem de lodo.

Estiveram presentes, ainda, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves, o diretor de Operações, que responde interinamente pela pasta de Investimentos da Sanepar, Sergio Wippel, e o diretor Comercial da Companhia, Bihl Zanetti.

 

Outras notícias