Restaurante Popular serviu mais de 20 mil refeições em três meses

 Restaurante Popular serviu mais de 20 mil refeições em três meses

Voltado ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social, o Restaurante Popular do Município de Apucarana completou três meses de atividade totalizando 20.590 refeições servidas.

A unidade – instalada na Avenida Irati, nº 379 (defronte à Associação Filantrópica Ferra Mula) – é coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana (CAISAN), funciona de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas, servindo 300 refeições diárias. “Os números revelam que a iniciativa está cumprindo com o seu objetivo, que é proporcionar alimentação adequada a pessoas que precisam, promovendo e garantindo a segurança alimentar e nutricional de quem está em situação de vulnerabilidade”, avalia o prefeito Júnior da Femac.

Pelo prato-feito, que conta com um cardápio diário variado montado e supervisionado por nutricionistas, a pessoa paga apenas R$2,00 (dois reais), sendo o custo adicional subsidiado pelo município. “O restaurante garante uma refeição diária a preço acessível e de qualidade, somando-se a uma gama de outras iniciativas de gestão e políticas públicas para que ninguém passe fome em Apucarana”, enaltece Júnior da Femac, pontuando que a procura foi tão grande, que já no segundo mês de atendimento foi necessário ampliar a capacidade em 50%, passando para as atuais 300 refeições diárias.

Além de grãos, o cardápio contempla carnes, legumes, verduras, massas e frutas de sobremesa. “Do total de produtos adquiridos para o programa, pelo menos 30% são oriundos da agricultura familiar do município”, pontua Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.

Nestes três primeiros meses de atendimento o município já conseguiu traçar um perfil dos usuários. “O público que temos atendido é diversificado. Idosos, estudantes, trabalhadores em geral, pessoas em busca de emprego e também moradores em situação de rua”, informa Ana Maria Schmidt, assessora da Secretaria da Assistência Social e responsável pelo Restaurante Popular. Ainda segundo ela, cerca de 50% do público diário é formado por homens. “Sazonalmente, alguns idosos também trazem netos que estão sob seus cuidados. Em suma, o restaurante tem cumprido com o seu objetivo, atendendo a pessoas dos mais diversos territórios, sendo em maior número (devido a proximidade) usuários ligados ao território do CRAS IV (Centro de Referência da Assistência Social IV – Vila Regina)”, esclarece Ana Maria Schmidt.

Ela reforça que o atendimento acontece das 11 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, sendo que, a partir das 10h45, o caixa do restaurante está aberto para a venda dos tickets.

Outras notícias