Rede pública de ensino e CRAS de Iretama passam por capacitação em saneamento
As atividades socioambientais promovidas pela Sanepar em Iretama, na região central do Estado, contaram com mais um curso de capacitação, destinado aos professores e profissionais da rede municipal de ensino e aos agentes do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Vinte e três profissionais participaram nesta semana do curso da Sanepar e fizeram uma visita técnica ao sistema.
O treinamento dos profissionais de educação e de assistência social do município visa difundir a importância do esgotamento sanitário com orientação sobre a forma correta de utilização da rede coletora.
Na visita, técnicos da Sanepar explicaram sobre o cronograma da obra da implantação do serviço na cidade e os benefícios da coleta e tratamento de esgoto para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. “Esses profissionais têm uma atuação junto à comunidade e podem levar esses conhecimentos aos moradores, explicando os benefícios e como deve ser a utilização correta do sistema”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes da Silva.
Funcionário do CRAS da cidade, Rodrigo Formentini avaliou como importante a capacitação. “Não tínhamos conhecimento de muitas coisas que foram apresentadas. Foi enriquecedor e, assim que for necessário, poderemos repassar o conteúdo aos grupos com quem mantemos contado”, afirmou.
A professora Inês da Silva Prado Domanski, que atua na educação há 19 anos e dá aulas de Geografia para crianças da pré-escola ao 5º ano, disse que a sua disciplina aborda muitos aspectos do que foi aprendido no curso de saneamento.
“O tema é novidade para os estudantes, porque a rede e o sistema de esgoto estão chegando agora na cidade. As questões que tratam dos cuidados da água, do lixo, da reciclagem e da conscientização podem ser abordadas em sala de aula. Foi muito importante conhecer o processo do tratamento do esgoto que, além de repassar aos nossos alunos, vamos levar para nossa vida”, destacou.