Rede Massa – SBT exibe matéria com prefeito de Ivaiporã sobre programa Cultivando Água Limpa
Nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, a Rede Massa – SBT exibiu a matéria produzida com o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, sobre o programa Cultivando Água Limpa, que foi criado na 1ª gestão Carlos Gil por meio da Lei 2.596 de 26 de fevereiro de 2015.
A matéria foi exibida no programa Primeiro Impacto – TV Tibagi, produzida pela repórter Meri Pichelli e o cinegrafista Luiz Claudio, na propriedade São Miguel, que é inserida na Microbacia do Pindauvinha, onde o Departamento Municipal de Meio Ambiente revitalizou a 30ª nascente.
Com alguns anos de experiência profissional em emissoras de rádio e de TV, cobrindo as mais variadas pautas, a repórter Meri Pichelli confessou que foi a 1ª vez que produziu uma matéria sobre o tema. “Estou encantada com o processo de revitalização de nascentes em Ivaiporã. É impressionante o trabalho de localização das nascentes e a força que ganha o fluxo de água, após a limpeza e colocação dos canos”, observou a repórter.
“O programa Cultivando Água Limpa é excelente! Por isso, é gratificante saber que as nascentes mapeadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, na minha propriedade, irão ajudar aumentar a vazão de água no Rio Pindauvinha, que passa a 50 metros da minha residência”, declarou o dono da propriedade São Miguel, Wagner Lúcio Calsani.
Entre 2017 e 2020, o programa Cultivando Água Limpa foi interrompido e retomado pela 2ª gestão Carlos Gil – 2021/2024. Apesar da interrupção, as 90 nascentes revitalizadas em 38 propriedades, em 2015 e 2016, foram suficientes para aumentar a vazão do Rio Pindaúva que abastece a área urbana do município de Ivaiporã, evitando falta de água em 2018, 2019, 2020 e 2021, enquanto a Sanepar estabeleceu este ano o racionamento de água em 18 municípios do Estado em função da crise hídrica.
“A água é um recurso natural insubstituível para a vida saudável e bem-estar do homem. Além disso, fortalece a propriedade rural onde o programa Cultivando Água Limpa é desenvolvido pela equipe do Departamento de Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Carlos Gil.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kuminski, informa àqueles que residem em propriedades inseridas na Microbacia do Pindauvinha que podem se cadastrar para ter nascentes revitalizadas. A Prefeitura de Ivaiporã também oferece muda de espécies nativas para fazer arborização.
Este ano, o Departamento de Meio Ambiente revitalizou 15 nascentes em 5 propriedades na Bacia do Pindaúva, onde a vazão passou de 6.114 litros/hora para 11.097 litros/hora de água. Portanto, a vazão das 15 nascentes aumentará em 43.651.000 milhões de litros de água em 1 ano.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima