Ratinho Junior lidera nova missão internacional para a Alemanha

 Ratinho Junior lidera nova missão internacional para a Alemanha

Curitiba, 01 de novembro de 2023 – O governador Carlos Massa Ratinho Jr. realiza videoconferência com governadores e senadores membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a partir desta terça-feira (21) mais uma missão internacional comercial do Estado do Paraná, dessa vez com destino para a Alemanha, referência global em engenharia e desenvolvimento sustentável.

A agenda organizada pela Invest Paraná, agência de prospecção de investimentos vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, inclui encontros com empresas de equipamentos e tecnologia para o setor agrícola, companhias agroindustriais, automotivas, entre outras.

A delegação paranaense será composta por secretários e representantes da Invest Paraná. Empresários paranaenses também vão acompanhar a comitiva, que passará por Hanôver, Spelle, Kulmbach, Schwandorf, Ingolstadt, Munique, Eisenach e Wutha-Farnroda.

Algumas companhias alemãs já têm investimentos no Estado e um dos objetivos é ampliar as possibilidades de expansão da relação comercial. A Ireks, por exemplo, é parceria comercial da Agrária, uma das maiores cooperativas do Estado e que está construindo em consórcio com outras cooperativas uma maltaria de R$ 500 milhões nos Campos Gerais.

“Neste ano já estivemos no Japão, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Portugal e Canadá, além de receber missões internacionais no Estado, como da Dinamarca e do Paraguai. O Paraná tem uma das maiores economias do Brasil e estamos com grandes concessões em andamento. É uma grande vitrine. O Estado tem como grandes atrativos a segurança jurídica, a infraestrutura em constante expansão e um grande mercado consumidor. Nessa nova missão vamos apresentar as nossas ideias e tentar viabilizar novos investimentos”, afirmou Ratinho Junior.

A Alemanha tem uma das maiores economias do mundo e um comércio bilateral de US$ 900 milhões por ano com o Estado. De acordo com a Invest Paraná, além da relação comercial bilateral, que envolve madeira, carvão, café, proteínas animais, adubos, plásticos e máquinas, há margem para uma grande quantidade de acordos e projetos relacionados a hidrogênio verde, área que está em franca expansão no Estado do Paraná, além de engenharia.

Uma das prioridades atuais da Alemanha, cuja economia é especializada no setor automotivo, é realizar a transição para a economia verde. O acordo comercial Mercosul – União Europeia também pode ser decisivo nessa aproximação.

“O Paraná recebeu milhares de alemães em ciclos de imigração e tem cidades com cultura germânica muito enraizada, com grandes empresas e uma economia muito diversificada. Temos uma relação próxima há muitos anos e vamos buscar expandir anda mais as possibilidades dessa conexão”, complementou o governador.

DARCI PIANA – O vice-governador Darci Piana assume o Governo do Estado nesta terça-feira (21). Ele será governador em exercício até o dia 28 de novembro.

Outras notícias