Queda na arrecadação do FPM preocupa prefeito de Marilândia do Sul
O prefeito Aquiles Takeda de Marilândia do Sul em recente entrevista ao comunicador Jorge Luiz da Rádio T de Faxinal e jornalista Wellyngton Jhonis do Repórter do Vale, falou sobre as dificuldades em administrar o município, que sofre com a queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes.
Marilândia do Sul recebeu R$573.769 de FPM em setembro de 2022, já o primeiro repasse deste mês foi de R$406.039, valor inferior em comparação com o ano passado.
“Somos uma administração comprometida, tentando fazer sempre o melhor para a nossa cidade. Estamos enfrentando um momento de muita dificuldade. Prefeitos de todo Brasil estão preocupados com a queda na arrecadação. Estou há sete anos no mandato e nunca tivemos um ano tão difícil como esse. A conta não fecha. Fomos até Brasília no mês passado e pedimos por socorro. Se não repassar o valor que já recebíamos, se não melhorar, em outubro muitas prefeituras vão ter dificuldades, vai afetar serviços prestados na saúde e até na área rural”, desabafa Aquiles.
Conforme o prefeito, mesmo com todas as dificuldades, a cidade segue recebendo obras e melhorias. “Graças aos deputados através de emendas, do Governo do Estado do Paraná, com o Ratinho Junior e através de recursos já separados pela prefeitura, seguimos com grandes obras na cidade e nos distritos, providenciando melhorias em estradas rurais que são tão importantes para o escoamento da safra e faz a economia da cidade girar. A queda do FPM vai nos prejudicar muito, mas seguimos firmes tentando sempre buscar e realizar o melhor pelo nosso povo”, finaliza.