Projeto transforma alunos da rede estadual em multiplicadores de combate a dengue em Apucarana

 Projeto transforma alunos da rede estadual em multiplicadores de combate a dengue em Apucarana

Estudantes do Colégio Estadual Nilo Cairo que participam do clube de ciências protagonizaram nesta sexta-feira (28/03), nas dependências do Sesc Apucarana, um evento inovador focado na conscientização e combate a dengue. A ação, que integra o Projeto do Clube para a Comunidade e visa formar multiplicadores, é uma iniciativa da Superintendência de Vigilância em Saúde da Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana, Autarquia Municipal de Educação (AME), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Apucarana) e Sesc. “Através deste projeto visamos promover atividades educativas voltadas para estudantes, com o objetivo de capacitá-los a desenvolver ações efetivas de combate à dengue junto à comunidade”, explica o prefeito Rodolfo Mota.

De acordo com coordenador da Vigilância em Saúde da Autarquia de Saúde de Apucarana (AMS), enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, a ideia é ampliar a abordagem do tema “combate a dengue” em escolas localizadas em região com “hotspot”, que são regiões que têm transmissão persistente do vírus da dengue por mais de 30 dias. “Nesta iniciativa são abordadas uma série de assuntos, desde questões climáticas a impactos da dengue, bem como visitas técnicas”, ilustra Sobrinho.

Estão programadas 12 atividades com o grupo de alunos do “Nilo Cairo”. “Ao final, avaliaremos as ações para implementarmos o modelo em outras escolas”, explica ele, reforçando que a iniciativa visa formar multiplicadores voltados à conscientização e combate a dengue no município. “Cidadãos que possam conhecer o território onde moram e contribuir com a comunidade”, finaliza o coordenador da Vigilância em Saúde da AMS.

Outras notícias