Projeto na delegacia de Faxinal mobiliza Depen e advocacia contra a pratica de atos infracionais

 Projeto na delegacia de Faxinal mobiliza Depen e advocacia contra a pratica de atos infracionais

No último dia 22 de junho de 2023, a diretora do colégio Estadual do Campo Florida do Ivaí, Maria Cristina Zuqui Laverdi, objetivando abordar os direitos e deveres dos adolescentes, convidou a advogada Thayssa de Paula Serra para palestrar na instituição de ensino, que fica localizada na Flórida do Ivaí  distrito de Grandes Rios. Além da palestra, alguns alunos foram selecionados para participar de um projeto idealizado pela Dra. Thayssa; sua irmã, Manoela Moriana de Paula Serra, que é estudante de direito, e sua mãe, Elizabete Gerônimo de Paula, professora do estabelecimento de ensino, denominado: Tudo começa nas escolhas: Prevenção e Consequências dos Atos Ilícitos e infracionais que consistiu em uma visita à Cadeia Pública de Faxinal, no dia 22 de junho de 2023.  A proposta foi estruturado com o apoio do DEPEN – Departamento Penitenciário, após autorização e apoio do  coordenador regional da instituição Sr. Reginaldo Peixoto e com a ciência do Ilustre Promotor de Justiça Ministério Público da Comarca de Grandes Rios, além da ciência da Excelentíssima Magistrada da Comarca.

O referido projeto tem o intuito de demonstrar aos adolescentes as consequências de seus atos e desmistificar o ditado de que “para o menor de idade não há punição”, além de orientar que a prática de ato infracional não compensa, podendo serem punidos, sem falar as marcas que poderão carregar pelo resto de suas vidas, após passagem pelo “cárcere”. Ao ser ouvida pelo Repórter Ronaldo Alves Senes, o “Berimbau”, a jovem advogada, Dra. Thayssa, comentou sobre a iniciativa: “O advogado tem o dever de contribuir para a sociedade e, sendo uma jovem advogada criminalista, sinto-me triste ao ver ex-colegas de classe que, por motivos distintos, se encontram encarcerados, motivo que gerou o desejo de iniciar o projeto”.

Ela destacou a importância de colocá-lo em prática. Ressaltou que gostaria de deixar o seu agradecimento ao Senhor Vanderlei Jordão de Almeida, gestor da Cadeia Pública de Faxinal, que embarcou e foi peça chave para desenvolvimento do projeto e, após as autorizações das autoridades competentes e responsáveis, juntamente, com sua equipe, abdicaram de seu tempo para demonstrar aos adolescentes as instalações do DEPEN em Faxinal, realidade que até então muitos desconheciam.  Por fim, a Dra. Thayssa concluiu estar satisfeita por, através do projeto, demonstrar a realidade de quem infringe a lei e tem de encarar o cárcere, reafirmando que seu intuito é contribuir para prevenir atitudes contrárias à lei por parte desses adolescentes e evitar o encarceramento através de conhecimento e educação. A iniciativa da advogada e da escola, receberam elogios da comunidade. No link abaixo, vídeo com imagens de alunos, com trecho de uma narrativa do senhor Jordão, gestor da Cadeia pública de Faxinal-PR. Informações do Berimbau.

Outras notícias