Projeto Conviver – Morada das abelhas é exemplo de convivência entre produção e proteção das abelhas
O Dia Mundial das Abelhas, comemorado em 20 de maio, é um convite à reflexão sobre a importância desse inseto na polinização das plantas.
Estudos indicam que cerca de 35% do volume de produção mundial de alimentos é resultado da polinização de insetos, especialmente as abelhas. A integração entre abelhas nas lavouras de soja, por exemplo, pode aumentar em até 12,9%, em média, a produtividade da oleaginosa.
A Cocari participa de importantes iniciativas de preservação. Uma delas é o Projeto Conviver, também conhecido como Morada das Abelhas, implantado no Centro Tecnológico da cooperativa (CTC) com a parceria da empresa IHARA, como incentivo às boas práticas agrícolas.
O projeto Conviver visa a valorização do serviço de polinização por insetos e a multiplicação do conhecimento, para garantir a produção sustentável dos alimentos.
No Centro Tecnológico da Cocari, a estrutura da Morada das Abelhas foi especialmente preparada para promover o convívio com insetos polinizadores e para auxiliar na preservação dessas espécies, proporcionando abrigo contra o sol e chuva. Já as plantas do Horto Medicinal e da coleção de cafés, mantidos no CTC, servem como nutrição. A ideia é que abelhas possam aproveitar a floração do café e das plantas para a produção de mel.
Além da proteção das espécies, o projeto tem o objetivo ajudar os cooperados e a sociedade em geral a entenderem que é possível cultivar a terra e ao mesmo tempo preservar agentes importantes como as abelhas, responsáveis pela polinização das plantas.
Neste Dia Mundial das Abelhas, a Cocari compartilha esta iniciativa que visa um futuro mais sustentável para todos.
Redação Cocari