Profissionais de rede municipal de saúde recebem capacitação sobre febre oropouche

 Profissionais de rede municipal de saúde recebem capacitação sobre febre oropouche

Profissionais da Autarquia Municipal de Saúde participaram hoje de uma capacitação sobre o protocolo de atendimento para casos da febre oropouche. As orientações foram ministradas pela médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Ariana Carolina Luciano Valim.

O evento, realizado no Cine Teatro Fênix, reuniu médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate a endemias (ACE), profissionais da odontologia e demais profissionais da rede pública de saúde do município.

“As orientações foram direcionadas a toda rede municipal de saúde, dividindo os profissionais em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. Este esforço visou capacitar os profissionais para lidar com a identificação precoce e o tratamento adequado da febre oropouche”, explica o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

A capacitação das equipes de saúde é de fundamental importância devido à confirmação de um caso de febre do Oropouche em Apucarana. “Identificado pelo “evento sentinela”, que é periodicamente utilizado em amostragens de sangue, este caso levou as autoridades de saúde a intensificar as medidas preventivas na região onde o caso foi identificado”, informa o médico da AMS, Odarlone Orente.

A febre Oropouche é uma doença viral aguda transmitida principalmente pela picada de mosquitos do gênero Culicoides. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo e erupções cutâneas. A prevenção e o reconhecimento precoce dos sintomas são fundamentais para o controle e tratamento eficaz dessa doença.

Outras notícias