A pedido do Ministério Público do Paraná (MP/PR), o Juiz de Garantias da Vara Criminal de Iporã, no Noroeste do estado, determinou o afastamento das funções de um professor de 61 anos da rede pública.
O professor é investigado por ter exibido uma arma de fogo a estudantes em sala de aula do Colégio Estadual de Iporã, após ser atingido por uma bolinha de papel, em agosto.
- Relato dos Alunos: Os estudantes do sétimo ano do ensino fundamental relataram que, após irritar-se com a bolinha de papel, o professor teria exibido aos alunos uma arma que estava em sua mochila, proferindo ameaças como “vocês não sabem com quem estão mexendo”.
- Comprovação: A conduta do professor foi comprovada por imagens registradas por câmeras de monitoramento instaladas na sala de aula.
- Defesa do Professor: Questionado, o docente alegou se tratar de uma “brincadeira” e que a arma seria um simulacro, utilizada em aulas de teatro.
Investigação e Medidas Cautelares
O professor é investigado por possíveis crimes de ameaça, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e por submeter criança ou adolescente a vexame ou constrangimento (ECA).
- Afastamento: A suspensão do exercício das funções é uma medida cautelar e tem o objetivo de preservar as investigações, com validade inicial de 90 dias.
- Argumento do MP/PR: A Promotoria sustentou que a conduta “não se trata de conduta adequada de um professor de adolescentes, expondo-os à relativização de violências e incentivando ao uso de armamento, independente de qual seja o contexto ou suposta brincadeira por ele realizada”.
- Consequências: O Núcleo Regional de Educação de Umuarama foi notificado para garantir a substituição do docente. Eventual descumprimento do afastamento pode resultar na prisão preventiva do professor.




