Produção brasileira de café deverá apresentar crescimento de 5,5% nesta safra; expectativa do Grupo Bela Esperança é de uma boa safra

 Produção brasileira de café deverá apresentar crescimento de 5,5% nesta safra; expectativa do Grupo Bela Esperança é de uma boa safra

default

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou números do 1º Levantamento de Café da Safra 2024, apontando que no Brasil deverá se confirmar como ano de bienalidade positiva. Conforme a publicação, a produção está estimada em 58,08 milhões de sacas de café beneficiadas, índice que representa aumento de 5,5% em relação ao ciclo passado.

 

Neste ano, a área total destinada à cafeicultura no país, nas espécies arábica e conilon, é de 2,25 milhões de hectares, crescimento de 0,8% quando comparada à safra anterior. A área corresponde a 1,92 milhão de hectares de lavouras em produção (crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior), e a mais 336,3 mil hectares que estão em formação (redução de 7% em comparação ao mesmo período). A estabilidade na área brasileira de café nas últimas safras tem sido compensada pelo crescimento na produtividade, resultado da implementação de tecnologias utilizadas no setor cafeeiro.

 

Em relação à produtividade média nacional, a estimativa aponta para um volume de 30,3 sacas por hectare (cerca de 3% maior em relação à safra anterior). Os números mundiais apresentam previsão de produção de 171,4 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2023/24 (representando acréscimo de 4,2% sobre a temporada passada). O consumo no mundo também deve ser maior, alcançando 169,5 milhões de sacas de 60 quilos.

 

Bela Esperança

O diretor do Grupo Bela Esperança, Fernando Lopes, falou sobre o desenvolvimento da safra. “As lavouras encontram-se no momento de enchimento dos grãos. Este ano, devemos ter o início da safra entre os meses de maio e junho”, disse. “Neste momento, as lavouras da Bela Esperança estão em ótimas condições e com boas perspectivas para garantir uma produção de café de qualidade, assim como vem ocorrendo todos os anos”, comentou.

 

Segundo Fernando, o clima influenciou positivamente até o final de dezembro. Entretanto, a partir de janeiro, as chuvas se tornaram menos frequentes, o que pode vir a causar algumas quebras. “A recomendação aos produtores é para que fiquem atentos em relação à estiagem, que pode ocasionar o aumento de bicho mineiro, causador de um sério dano nas folhas do cafeeiro”, ressaltou Fernando.

 

Na Bela Esperança Agro, os cafeicultores encontram assistência técnica especializada para uma produção de café de qualidade, com insumos e implementos de grandes empresas parceiras, contribuindo para elevar os índices de produtividade nas lavouras. Venha para a Bela Esperança Agro e conte com esses serviços em sua propriedade.

 

Imprensa Grupo Bela Esperança

Outras notícias