PRF inicia Operação Santuário Nacional de Aparecida
Começou nesta quinta-feira (5) a Operação Santuário Nacional de Aparecida, que visa garantir a segurança para o deslocamento de motoristas, motociclistas, ciclistas e peregrinos no trajeto até Aparecida do Norte, a 180 quilômetros da capital paulista.
Afinal, 12 de outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, data que atrai milhares de visitantes ao Santuário da Padroeira do Brasil. E como este ano a data cai numa quinta, o trânsito deve estar ainda mais intenso por ser um feriado prolongado.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, essa operação já está sendo considerada a maior de todos os tempos na Via Dutra, com ações de fiscalização, orientação e educação para o trânsito. Isto porque, neste ano o evento passou a integrar o calendário de Operações Nacionais da PRF, com reforço de efetivo policial de outros estados. E vai se estender até o dia 15 de novembro.
Além das viaturas e motocicletas, a PRF, em conjunto com outros órgãos, terá três bases móveis ao longo da Via Dutra, para prestar apoio e auxiliar os romeiros. E, pela primeira vez, a corporação vai utilizar um serviço de contador de pedestres, que está instalado em um dos pedágios da rodovia.
A polícia pede aos peregrinos que dobrem a atenção, principalmente ao atravessar ruas; usem roupas claras e coletes refletivos; e, quando estiverem em grupos, que andem em fila indiana. Também é importante reduzir o uso do celular quando estiver em movimento, para não se distrair; e evitar caminhar a noite, quando a visibilidade é reduzida.
Outra recomendação é que os peregrinos programem pontos de parada; e, claro, cuidem da saúde nas caminhadas, usando protetor solar e se hidratando constantemente.
Os motoristas que costumam trafegar na via Dutra também precisam estar ainda mais atentos nessa época, por causa da presença dos romeiros; respeitar os limites de velocidade e a sinalização. Sempre é bom lembrar ao motorista para não usar o celular ao dirigir. E, claro, se beber, não dirija.
Por Agência Brasil