Presidente da Cocari faz balanço sobre a viagem aos EUA, com dirigentes da Aurora Coop

 Presidente da Cocari faz balanço sobre a viagem aos EUA, com dirigentes da Aurora Coop

O presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, voltou entusiasmado da viagem aos Estados Unidos, mais especificamente ao estado Idaho, Boise, região noroeste americana. O grupo de dirigentes de cooperativas agropecuárias foi liderado pelo presidente da Aurora Coop, Neivor Canton e pelo presidente da Ocesc/Sescoop, Vanir Zanatta.

Mais do que conhecer a realidade do agronegócio daquela região, os olhares atentos dos membros do conselho da Aurora Alimentos tinham como propósito conhecer e identificar oportunidade de negócios. “A Aurora participa desse mercado apenas com suínos, mas fomos verificar possibilidades de outros negócios, com produtos que já trabalhamos, já industrializamos, e analisar como podemos melhorar a participação da Aurora naqueles mercados”, destaca Trintinalha.

 

Política não é profissão

No decorrer da semana, o grupo visitou o Capitólio, centro administrativo do estado, onde trabalham os deputados e senadores estaduais e o governador. Trintinalha destacou a diferença na gestão pública, comparada ao Brasil. “Os deputados trabalham quatro meses por ano, na função legislativa e no restante do ano, trabalham nas funções que os sustentam”, aponta.

Isso ficou bem claro em uma visita a uma pequena propriedade, de pouco mais de 100 hectares, onde os cooperativistas tiveram a oportunidade de conhecer o produtor Jordan Risch, de 81 anos, que cria 85 cabeças de gado wagyu, que é senador e já foi governador do estado. Segundo ele, nos EUA os políticos devem permanecer nas suas atividades normais, e não transformar a política em profissão. Risch estava trabalhando, tocando o gado. “Pelo que pudemos ver, o salário que os políticos recebem é pequeno em relação ao custo de vida. Então, precisam ter outra atividade para sobreviver”, observa o presidente da Cocari.

O grupo esteve com alguns prefeitos de diferentes regiões. “Nessa oportunidade, percebemos o interesse em firmar parcerias com as cooperativas singulares e com a Aurora, de forma que um canal de comunicação ficou aberto, para que possamos desenvolver uma relação negocial”, analisa.

 

Distribuição de alimentos

Os cooperativistas conheceram o sistema de distribuição de alimentos no mercado norte americano. A palestrante, Pamala Padilla, da empresa produtora de alimentos prontos Thomas Cuisine, explicou como é distribuído o suprimento, e destacou os principais atacadistas presentes em todas as regiões do país, que dominam o mercado. “Nessa reunião com a representante da Thomas Cuisini aprendemos quais são os produtos que as cooperativas podem colocar, que a Aurora pode prospectar e tivemos uma amostra do que se pode fazer para avançar nesse mercado”, disse Trintinalha.

A programação contou ainda com a exposição da empresa AJC, empresa cliente importadora da Aurora há 27 anos, com sede em Atlanta, que atua em 46 países e importa anualmente mais de um milhão de toneladas de carnes de suínos e aves. “É uma empresa grande, com 650 funcionários, de 46 nacionalidades, uma possibilidade atraente. É importante ter essa visão do mercado global, passada por alguém de fora. Às vezes, ficamos fechados no nosso mundo e não temos uma visão ampla e eles trouxeram uma possibilidade real de negócios”, enfatizou Trintinalha.

 

Acompanhe nas próximas edições a conclusão da avaliação do Presidente da Cocari sobre essa importante análise de mercado, que representou a viagem dos cooperativistas aos Estados Unidos.

 

Redação Cocari, com informações da Fecoagro

Outras notícias