Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, realizada na quarta-feira (29), o presidente do Legislativo, vereador Danylo Acioli (MDB), solicitou à Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) uma revisão dos dispositivos de redução de velocidade instalados em diversas vias do município.
Danylo Acioli destacou a necessidade de retirar quebra-molas instalados antes de semáforos e de reduzir o número de lombadas elevadas em alguns pontos da cidade, com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança no trânsito. “Apucarana é difícil porque não foi planejada. Tire o quebra-mola que vem antes do semáforo. É um desabafo de quem dirige. Não faz sentido um quebra-molas seguido de semáforo, isso prejudica a mobilidade urbana”, afirmou.
De acordo com Danylo Acioli, há exemplos desse tipo de situação em ruas centrais, como a Desembargador Clotário Portugal, Ponta Grossa, Oswaldo Cruz e Avenida Santa Catarina. Ele também observou que há bairros onde o número de lombadas elevadas é excessivo, o que causa lentidão e transtornos no deslocamento de veículos.
“Há locais em que, em um trecho de apenas 20 metros, existem duas lombadas elevadas. É preciso revisar esses pontos com critério técnico e planejamento”, destacou Danylo Acioli.
Danylo Acioli lembrou que o problema é histórico e foi herdado de gestões anteriores, mas defendeu que a atual administração adote medidas corretivas. Ele também alertou para o impacto que essas estruturas causam no atendimento dos serviços de emergência, como o Samu e as forças de segurança, que têm sua agilidade comprometida em situações críticas.
“Isso atrapalha as equipes de emergência a chegarem com rapidez aos locais de ocorrência. Tivemos um caso recente envolvendo atendimento na Apae, em que a equipe do Samu demorou cerca de 30 minutos para chegar, em parte por causa da quantidade de lombadas”, relatou.
Danylo Acioli também reforçou o pedido para que a Segtran realize um estudo técnico e promova as adequações necessárias, garantindo mais eficiência e segurança à mobilidade urbana de Apucarana. “Nosso objetivo é colaborar com soluções que melhorem o trânsito e assegurem mais qualidade de vida aos apucaranenses”, concluiu.




