Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí promove palestra sobre primeiros socorros para profissionais do CRAS

 Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí promove palestra sobre primeiros socorros para profissionais do CRAS
Na manhã desta segunda-feira, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ariranha do Ivaí sediou uma palestra voltada para profissionais da assistência social e funcionários da unidade. O evento, que abordou noções básicas de primeiros socorros direcionadas a idosos e crianças, foi conduzido pelo médico David Gomes Cordeiro Junior e pela enfermeira Carla Tatiane Tostes Hemkemeier. A iniciativa partiu de uma solicitação da secretária municipal de Assistência Social, Marcia Epifânio, que destacou a importância de informar os profissionais sobre como agir em situações emergenciais.
“Achei importante convidar os profissionais de saúde para esclarecer e informar sobre o que pode ser feito em situações onde se necessita de um atendimento ágil. Já tivemos um caso envolvendo um idoso em um evento municipal, então é importante que os profissionais estejam preparados”, afirmou a secretária, referindo-se a um episódio que motivou a realização da palestra.
Durante o encontro, foram apresentadas orientações sobre como lidar com situações como desmaios, luxações, convulsões e engasgos, com o objetivo de preparar os profissionais para agir de forma adequada até a chegada de uma equipe de saúde especializada. Além das explicações teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e casos já vivenciados no dia a dia de trabalho.
A importância de noções de primeiros socorros para profissionais do CRAS
O médico David Gomes Cordeiro Junior ressaltou a relevância de disseminar conhecimentos básicos de primeiros socorros, especialmente entre os profissionais do CRAS. “Sou da opinião de que toda a população deveria ter conhecimento sobre primeiros socorros, mas os profissionais do CRAS, em especial, pela convivência com grupos específicos, como idosos e crianças, precisam dessa noção para prevenir maiores consequências de pequenos traumas e eventos. Se os primeiros socorros forem feitos sem conhecimento, podem acarretar em malefícios para a pessoa atendida”, explicou.
Principais emergências envolvendo idosos e como identificá-las
Durante a palestra, também foram discutidos os tipos mais comuns de emergências que os idosos podem enfrentar. Segundo o médico, quedas são as ocorrências mais frequentes, podendo ser causadas por escorregões, tropeços ou até mesmo por questões clínicas, como diabetes e queda de glicemia. Outras situações que exigem atenção incluem derrames, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e engasgos. “Esses são os principais cenários que demandam intervenção rápida e conhecimento básico de primeiros socorros”, destacou David Gomes.

Outras notícias