Prefeitura de Reserva e parceiros apresentam os benefícios do Selo Arte para produtos artesanais
A Prefeitura e a Klabin, por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizaram no último dia 7, em uma das salas do Polo UAB, um encontro sobre o Selo Arte, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o objetivo de detalhar como conseguir e os benefícios. Participaram 12 produtores interessados em regularizar e comercializar produtos como queijos, requeijão, mel e outros. Esse selo agrega valor aos produtos e permite que eles sejam comercializados em todo o Brasil.
A palestra foi conduzida pelo consultor e engenheiro-agrônomo Marcus Fusco e abordou a importância do Selo Arte e os benefícios em poder comercializar os produtos em todo o Brasil. Antes de buscar esse certificado, o agricultor precisa ter o Serviço de Inspeção Animal (SIM), que está disponível desde janeiro e não há nenhum custo por parte da Prefeitura. O SIM permite a comercialização apenas no município. Com a comprovação das características artesanais do produto, tendo todos os aspectos legais regularizados e a equivalência ao Selo Arte, o produto pode receber o certificado e ampliar mercado.
‘’Precisa ter o SIM, mas imagine um produto feito aqui no município sendo levado para outro estado? A sua marca estará futuramente em evidência, mas também o nome do município junto. Com mais essa parceria com a Klabin e o Sebrae, estamos unindo esforços para beneficiar todos os produtores de Reserva’’, observa o secretário de Agricultura, Ediam Carlos Groto.
‘’Esse movimento que estamos fazendo tem o objetivo de apresentar aos agricultores locais a possibilidade de trabalhar com o Selo Arte. Para que eles se tornem mais competitivos, mais sustentáveis em seus negócios e ampliem as possibilidades de mercado. Com a Prefeitura Municipal, Sebrae, Klabin, por meio do projeto das Matas Sociais, para que esses agricultores se fortaleçam’’, reforça Stefanny Duzeiko de Almeida, gestora do território do Vale do Tibagi.
O suporte para a obtenção do Selo Arte vai funcionar em etapas e com um trabalho individualizado por meio de consultorias do Sebrae, começando pelo diagnóstico, que será realizado pelo Programa Klabin Transforma – Matas Sociais, dentro da parceria entre Klabin, Sebrae e Prefeitura Municipal. Em 2025 inicia a segunda etapa, conduzida pela Prefeitura, com foco na elaboração do Plano de Ação para cada produtor que possua as condições mínimas de adesão ao Selo. Segue-se com a organização dos documentos necessários e, a partir de então, com outras etapas que possam contribuir com a melhor estruturação do negócio dos empreendedores e com seus respectivos produtos.
Há espaços para novos interessados em obter o Selo Arte e o SIM. Basta procurar a Secretaria de Agricultura, situada na Rua General Osório, número 677, esquina com a Rua Vicente Markovicz, número 221. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp 42 99136-9072.